Confira 3 ações para aumentar as vendas no início do ano
Muitos empreendedores podem ter dificuldade em aumentar as vendas de verão no varejo, e é fundamental elaborar ações estratégias para enfrentar o início do ano.
Nesse caso, uma das práticas mais adotadas são as promoções, uma vez que os meses de janeiro e fevereiro compõem a temporada de liquidações que acontece em todos os setores do comércio.
Essa alternativa pode ajudar as lojas a manter seu faturamento em uma época de menor procura, mas exige atenção.
“É uma ótima oportunidade para liberar o estoque de produtos com baixa procura e abrir espaço para novos itens. Mas é preciso planejamento para não ter prejuízo”, reforça Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping.
Veja ideias criativas para aumentar as vendas de verão de maneira estratégica e não comprometer os lucros.
Os desafios das vendas no mês de janeiro
Se os meses de novembro e dezembro são marcados pelo aquecimento do comércio, janeiro é conhecido por ser uma época desafiadora no varejo.
Isso é resultado de uma série de fatores, principalmente pelos gastos com as festas de fim de ano, como o Natal.
Simultaneamente, os pais se preocupam com a compra de materiais escolares e com o pagamento de impostos, reduzindo o orçamento nesse período.
Assim, o comércio sofre com uma queda significativa nas vendas, e precisa de estratégias para superar esses desafios.
3 dicas para aumentar as vendas no início do ano
Para manter o faturamento no mês de janeiro, existem algumas dicas que podem ajudar o varejo. Veja 3 indicações para aumentar as vendas de verão no seu negócio:
1. Diversifique os tipos de promoções
Propor promoções não é o suficiente para chamar a atenção do consumidor. Por isso, pense em formas de diversificar as suas campanhas.
Por exemplo, ofereça cupons de desconto, desenvolva ações de redução de preço exclusivas e promova lives especiais para atrair o público digital. Unir os dois formatos de compra é uma das tendências em alta, segundo Priscilla Levinsohn no portal Exame.
Esses formatos não apenas atraem o público, como destacam a sua loja dos concorrentes, permitindo aumentar as vendas no verão.
2. Uso e abuse do marketing
Em épocas de menos vendas, o marketing se torna um importante aliado do varejo. Assim, é importante ter uma boa publicidade.
Use as redes sociais para divulgar produtos, contate os clientes por e-mail marketing e utilize mais de um canal de publicação, online ou offline.
Além disso, especialistas indicam combinar mais de uma campanha na sua divulgação. “Para divulgar, uma sugestão é organizar lives e oferecer descontos especiais para o público que estiver acompanhando, além de publicar conteúdos nas redes sociais e investir na comunicação visual da loja física e online”, orienta Priscilla Levinsohn.
3. Mantenha sempre uma alta qualidade no atendimento
Para aumentar as vendas no início do ano no varejo, é essencial manter a qualidade no atendimento. Afinal, é igualmente importante fidelizar o cliente, e não apenas concluir a venda.
Esse elemento costuma ser negligenciado em época de grandes promoções no comércio. Para Priscilla Levinsohn, as liquidações costumam aumentar a quantidade de clientes, por isso, é importante preparar o time de vendas para manter a qualidade no atendimento e conseguir repor produtos. Se a promoção é através do e-commerce, é fundamental que a plataforma suporte mais acessos do que o comum.
Por isso, treine seus colaboradores para manter o nível de atendimento no varejo. Isso irá refletir na sua marca e construir uma imagem positiva para a sua loja.
Qual a melhor forma de aumentar as vendas de verão?
Cada varejo irá identificar um desafio para superar no mês de janeiro, e, por isso, a melhor forma de aumentar as vendas de verão variam conforme o negócio.
No entanto, ter boas campanhas de promoção, divulgar sua marca e priorizar os clientes são dicas padrão, recomendadas por especialistas, que podem ajudar qualquer empreendimento, mesmo no início do ano.