O transporte público é uma das principais soluções para promover sustentabilidade e economia nas grandes cidades.
Para isso, diversas localidades estão investindo em modelos mais modernos, como as frotas BRT, que se destacam por sua rapidez e custo-benefício.
Ainda, com o investimento de empresas privadas, como de Jacob Barata Filho no Rio de Janeiro, está sendo possível ampliar os veículos e promover um serviço ainda mais acessível para a população.
O que é BRT?
O ônibus BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte coletivo de alta capacidade que utiliza veículos articulados ou biarticulados em faixas exclusivas, corredores segregados ou vias expressas.
Seu objetivo é proporcionar um transporte rápido e eficiente para os passageiros em áreas urbanas com tráfego intenso.
Geralmente possuem estações de embarque e desembarque elevadas, com portas largas para agilizar a entrada e saída dos passageiros.
Além disso, muitos sistemas de transporte coletivo BRT oferecem outros serviços, como integração com outros modais de transporte.
Cidades que apostam no BRT
O sistema BRT é amplamente utilizado em todo o mundo, em cidades como Bogotá, Joanesburgo, Guangzhou e Istambul.
No Brasil, Curitiba se destaca por ter sido pioneira nesse sistema, em 1974, e, atualmente, possui uma das principais integrações nas grandes e médias cidades.
Posteriormente, outras localidades adotaram o modelo, como Salvador, para atender à demanda urbana e contribuir para a sustentabilidade do transporte público.
Nos últimos anos, o Rio de Janeiro também investiu para aumentar sua frota BRT, fornecido pela empresa de Jacob Barata Filho.
No momento, 561 novos ônibus já foram implementados, e outros 270 entrarão em operação até dezembro de 2023. Isso promoveu uma redução de 40% no intervalo entre os trajetos.
4 benefícios dos ônibus BRT
O ônibus BRT, além de auxiliar na sustentabilidade e economia, também traz outros benefícios atrativos. Veja mais detalhes:
1. Viagens seguras e mais rápidas
O BRT oferece viagens mais seguras e rápidas para os passageiros, uma vez que opera em faixas exclusivas e corredores segregados.
Os ônibus são projetados para serem mais rápidos do que os ônibus convencionais portanto, podem reduzir o tempo de viagem dos passageiros.
Melhor custo x benefício
Ainda, o BRT é uma solução de transporte público mais econômica em comparação com outras opções de transporte, como a construção de novas linhas de metrô ou a expansão das estradas.
O custo de implementação e manutenção desse sistema é menor, o que pode resultar em tarifas mais baixas para os usuários.
Rapidez na implementação
Esse modelo pode ser implementado mais rapidamente do que outras opções de transporte público, como a construção de novas linhas de metrô.
Os corredores de BRT podem ser construídos em vias existentes e adaptados para atender às necessidades específicas de uma cidade.
Redução na emissão de poluentes
O BRT pode reduzir significativamente a emissão de poluentes, uma vez que os ônibus usados no sistema podem ser equipados com tecnologias mais limpas, como motores elétricos ou híbridos.
Além disso, como o sistema é mais rápido e eficiente, ele pode reduzir o congestionamento do tráfego e, assim, reduzir as emissões de veículos particulares, os quais são uma grande fonte de poluição do ar nas cidades.
As frotas BRT são uma solução para a mobilidade urbana, acompanhando o ritmo de crescimento com sustentabilidade.
No entanto, é importante que existam investimentos no cenário, para adquirir mais veículos e permitir que mais cidades possam aproveitar esse modelo.