Confira 5 dicas de ações de responsabilidade social para desenvolver na sua empresa hoje!
Desenvolver ações de responsabilidade social na sua empresa é fundamental para consolidar a sua imagem e promover um maior bem-estar comunitário.
As organizações não devem apenas atuar com ética em seu setor, mas fazer a diferença no meio em que está inserida. Isso fortalece sua posição diante do público, e se torna um diferencial competitivo.
Por isso, é imprescindível praticar o comprometimento com a comunidade, e, para isso, existem algumas ações que podem ajudar na adaptação do seu negócio.
Veja como implementar a responsabilidade social no setor corporativo e entenda a importância de desenvolver essa qualidade na empresa.
O que é responsabilidade social corporativa?
A responsabilidade social corporativa visa contribuir para o bem-estar da comunidade, por meio de colaborações que buscam melhorar o ambiente e construir um mundo melhor.
Além disso, uma corporação responsável também pratica a transparência em suas atividades, promove um desenvolvimento sustentável dos seus produtos e se preocupa com o impacto que causa no coletivo.
Por que a responsabilidade social é importante para as empresas?
Uma empresa que pratica a responsabilidade social tem consciência dos impactos que gera no meio ambiente e na sociedade, e se torna mais transparente, sólida e correta.
Com isso, ganha um diferencial diante do mercado, pois é vista como um modelo a ser seguido, construindo uma imagem mais positiva.
Ainda, praticar algum tipo de ação social na empresa aumenta a satisfação dos colaboradores e dos clientes, e atinge mais do que apenas seu público-alvo, tornando-se uma referência para a comunidade.
5 ações de responsabilidade social para implementar na sua empresa.
A responsabilidade social corporativa é algo que todas as empresas devem possuir e, para isso, existem algumas ações que podem promover no dia a dia.
Veja 5 sugestões para implementar no seu negócio:
1. Integração e valorização da comunidade
Uma empresa não deve oferecer apenas produtos ou serviços, mas ser um elo que integra e valoriza a comunidade onde atua.
Para isso, pode promover campanhas sociais como eventos gratuitos, palestras e workshops, que trazem conhecimento e retornam um valor agregado muito maior para o público.
O Bradesco, por exemplo, desenvolve, todos os anos, encontros de educação financeira para pessoas vulneráveis e de baixa renda,
2. Recrutamento responsável e diversidade
O recrutamento responsável e a promoção de ações de diversidade são essenciais para incentivar o respeito, a transparência e o bem-estar de grupos sociais.
Por exemplo, é possível contribuir para campanhas de arrecadação de alimentos, atendendo pessoas economicamente vulneráveis, ou prestar apoio para comunidades marginalizadas.
Desde 2018, o Grupo Pão de Açúcar possui programas de emprego para pessoas negras e LGBT+, e já possui mais de 100 colaboradores recrutados.
3. Promover ações de voluntariado
Uma empresa com responsabilidade social deve usar sua influência e alcance para promover ações de voluntariado, mobilizando outras organizações e pessoas a ajudarem o meio onde habitam.
É o caso de campanhas ambientais, como plantio de árvores, ou a elaboração de projetos culturais com a participação de voluntários para ensinar, palestrar ou entreter o público.
Cerca de 8 mil funcionários da C&A prestam serviços para ONGs e centros de educação infantil todos os anos, trabalhando com esses grupos de maneira gratuita.
4. Fazer doações para instituições sociais
Além da participação de forma representativa ou demonstrar apoio público, as empresas também podem fazer doações para instituições para praticar a responsabilidade social.
É o caso do Agronegócio Estrondo, que colabora para a construção de uma nova sede para o projeto “Do Tatame para a Vida”, em Formosa do Rio Preto. O programa atende 120 crianças e adolescentes, ensinando a arte do jiu-jitsu..
Com a doação, a sede terá um centro com refeitório, vestiários e a estrutura adequada para ampliar seu atendimento na comunidade, dando oportunidade para jovens vulneráveis.
5. Criar líderes socialmente responsáveis
A responsabilidade social corporativa também deve vir de dentro da empresa. Por isso, é importante criar líderes que sejam éticos, comprometidos e transparentes.
Por exemplo, o grupo HSBC criou um programa de incentivo aos funcionários, e oferece treinamentos e graduações gratuitas para colaboradores interessados em pautas ambientais e sociais.
Incentivar o desenvolvimento da equipe é fundamental para desenvolver o bem-estar social.
Como seguir o exemplo de empresas responsáveis?
Pode parecer difícil, mas é simples começar a seguir os passos de milhares de organizações que praticam a responsabilidade social corporativa.
Basta começar a promover campanhas de ação social na empresa, e trazer um impacto positivo para a comunidade.
Dessa forma, será possível desenvolver mais do que apenas serviços, fazendo a diferença, de verdade, no coletivo onde atua.