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5 ótimas dicas de marketing para restaurantes

Confira 5 ótimas dicas de marketing para restaurantes

O marketing para restaurantes é uma alternativa interessante para se destacar em um segmento altamente competitivo. Contudo, muitos gestores podem ter dúvidas quanto às melhores estratégias para colocar em prática.

Por esse motivo, vale a pena conferir algumas dicas profissionais para elaborar campanhas atrativas e que ofereçam resultados significativos para o seu estabelecimento.

Isso porque é necessário investir não apenas na imagem do negócio, mas também realizar pesquisas e utilizar a tecnologia como aliada.

Quer saber como atender a esses e outros critérios de forma inovadora e desenvolver um marketing para restaurantes eficiente? Acompanhe a seguir!

A importância do marketing para restaurantes

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), existem mais de um milhão de estabelecimentos nesse mercado, que registra um avanço crescente a cada ano.

A previsão é que o setor volte a se movimentar pós-Covid 19, com a abertura de novos empreendimentos e o surgimento de tendências que transformem o foodservice convencional.

Nesse cenário, é preciso buscar alternativas para se destacar da concorrência, como o marketing para restaurantes.

Ter um planejamento focado em campanhas e publicidade dentro desse segmento permite que o seu negócio ganhe visibilidade e reconhecimento no mercado.

Além disso, as estratégias tradicionais de marketing nem sempre são altamente eficazes para determinado nicho, o que torna necessário implementar práticas voltadas para o setor.

Dessa forma, será possível alcançar retornos mais positivos, e atingir o seu público da forma correta, com campanhas que sejam adequadas para restaurantes.

5 dicas para ter excelentes resultados

Depois de entender a importância do marketing para restaurantes, muitos gestores buscam alternativas para implementar no seu estabelecimento e concretizar seu posicionamento no mercado.

No entanto, para ter máximo aproveitamento, é interessante conhecer indicações de profissionais que são bem-sucedidos nessa área.

Pensando nisso, separamos algumas dicas estratégicas para o seu negócio, elaboradas por Priscila Levinsohn, diretora de marketing do Colinas Shopping e dona do restaurante Cassiano, referência na culinária portuguesa. Confira:

1. Criar um plano de marketing

Qualquer campanha que vise resultados na área publicitária deve vir acompanhada de um plano de marketing bem elaborado.

Isso porque o planejamento é a etapa inicial do projeto, e permite que os gestores entendam as dores e necessidades do negócio.

O plano de marketing permite estudar o mercado, os concorrentes, o público e o próprio perfil do empreendimento, a fim de compreender a melhor abordagem para o futuro.

Assim, antes de colocar em prática qualquer ação de marketing para restaurantes, é fundamental estruturar um plano.

2. Pesquisa de mercado

Se o objetivo é desenvolver uma campanha de marketing para restaurantes que seja eficiente, uma dica importante é fazer pesquisas de mercado.

Embora muitos acreditem que o foco devam ser as ações práticas, entender o funcionamento do segmento onde seu negócio atua é igualmente relevante.

Apenas com esta etapa será possível entender as necessidades dos seus clientes e como seus concorrentes se comportam. Esses dois componentes são o alicerce de qualquer projeto que vise projeções publicitárias.

Por isso, a pesquisa de mercado é essencial.

3. Mantenha sua presença digital boa

Com o avanço da tecnologia e a frequência massiva dessas inovações no cotidiano social, uma das principais dicas para ter um bom marketing para restaurantes é trabalhar na sua presença digital.

O público está presente no ambiente virtual, e, para que o seu negócio seja visto por ele, é essencial que também esteja atuando nesse cenário.

Assim, é fundamental trabalhar sua presença digital, por meio de perfis ativos, conteúdos relevantes e engajamento com os clientes, a fim de não apenas trabalhar na sua visibilidade, mas também firmar a sua marca no mercado.

4. Produzir um cardápio digital

Ainda, para otimizar o seu marketing para restaurantes, vale a pena apostar nas utilidades digitais.

A tecnologia não trouxe apenas a convergência virtual do público, mas também praticidades que tornam o dia a dia mais simples, como uso de smartphones e conexão em tempo integral.

Por isso, considere produzir um cardápio digital para o seu negócio. Dessa forma, poderá modernizar suas operações, fixando sua marca para o público em pequenas ações.

Inclusive, Priscilla Levinsohn já adotou essa dica, e é responsável pela criação do cardápio de seu restaurante, de forma virtual.

5. Nunca se esquecer do marketing de relacionamento

Por fim, o marketing para restaurantes não deve ser feito somente de campanhas estratégicas visando resultados, mas também a partir do aprimoramento das relações dentro do seu negócio.

Afinal, as publicidades são responsáveis por atrair clientes, mas o seu marketing de relacionamento fará com que eles permaneçam.

Assim, não se esqueça de trabalhar essas relações junto das suas campanhas, para atingir o seu público, fazer com que ele se identifique e tenha uma experiência positiva com o seu serviço.

Dica bônus: usar a tecnologia!

Se tornou impossível desvincular as novas práticas de marketing com a tecnologia, uma vez que ela se tornou tão importante no cotidiano social.

Por isso, não deixe de utilizar essas inovações como aliadas, implementando novas praticidades para colocar em prática as suas estratégias.

Explore as possibilidades tecnológicas, desde acessos digitais no seu restaurante, como cardápios e comandas, até interações pelas redes sociais.

Dessa forma, será possível construir um marketing sólido e constante, que estará presente em cada ação do cliente, reforçando sua marca e realizando uma associação positiva de modernidade e praticidade.

Embora pareça complexo, existem algumas dicas simples que podem tornar o marketing para restaurantes mais eficaz e completo no seu negócio.

Com a ajuda da tecnologia e planejamentos eficientes, será possível atingir resultados promissores e atingir seu público da forma correta, destacando a sua marca no mercado.

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