Existem certos erros que você deve evitar no LinkedIn para não atrapalhar sua busca de emprego na plataforma.
Ao procurar um novo emprego, o LinkedIn pode ser uma ferramenta poderosa. A plataforma tem um quadro de empregos detalhado, mais de 250 milhões de usuários ativos por mês e é um ponto de encontro para CEOs e gerentes de contratação.
Mas, para usar o LinkedIn a seu favor, você deve fazer uso total da plataforma. Para fazer isso, você precisa saber o que não deveria estar fazendo.
Aqui estão sete erros que podem prejudicar sua procura de emprego …
1. Não aproveitando ao máximo seu título
Você tem seu cargo atual como título no LinkedIn? Ou, se você não está empregado, a primeira coisa que as pessoas veem em sua página é algo como “gerente de vendas”, sem contexto adicional?
Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, está prestando um péssimo serviço a si mesmo.
Seu título é a primeira coisa que os usuários veem quando você aparece em seu feed de notícias ou quando alguém visita seu perfil. Portanto, você deve ver esta seção como uma oportunidade de se promover.
Explique como suas habilidades podem ajudar potenciais empregadores — e não tenha medo de brincar ou usar emojis.
Para alterar o título, vá até o ícone de lápis ao lado da foto do seu perfil. Abaixo do seu nome e sobrenome, há um espaço intitulado Título para você escrever seu novo discurso de vendas de cinco segundos. Clique em Salvar depois de fazer isso e está tudo pronto.
2. Agindo como um robô
Embora o LinkedIn seja mais profissional do que outras plataformas de mídia social como o Facebook, mostrar personalidade é essencial. Os principais empregadores não querem apenas alguém que seja bom em seu trabalho – eles também querem trabalhar com alguém que deixe sua personalidade brilhar.
Ao postar no LinkedIn, não sinta que precisa ser chique ou agir como alguém que não é. Mantenha-o limpo, mas fique à vontade para pensar fora da caixa.
Usar um tom coloquial, compartilhar vídeos e falar sobre questões importantes para você ajudar a mostrar o que você está prestes a fazer aos gerentes de contratação.
3. Não contribuir com seu próprio conteúdo
Ao usar o LinkedIn, a maioria dos usuários esquece a parte “social” da mídia social. Mas o LinkedIn é mais do que um currículo digital. Ao contribuir para as conversas, você pode abrir novas oportunidades e formar conexões duradouras.
A cada dia, reserve algum tempo para deixar comentários significativos nas postagens de seu Connections. Além de demonstrar sua experiência, você também aumentará a visibilidade de seu perfil.
Para escrever um novo artigo no LinkedIn, toque no botão Escrever artigo , que pode ser encontrado no mesmo lugar em que você escreveria uma atualização em seu feed de notícias. Quando sua postagem estiver pronta, clique em Publicar no canto superior direito da tela.
4. Falando muito ou pouco sobre você mesmo
Se você não consegue vender suas habilidades com confiança, achará difícil conseguir os melhores empregos. Muitos usuários do LinkedIn (e pesquisadores em geral) se seguram agindo como se não tivessem alcançado muito.
Seu perfil no LinkedIn é o seu palco para impressionar. Fale sobre quando você ajudou sua equipe de marketing a aumentar o número de seguidores sociais em 20.000. Mencione como sua equipe de vendas converteu 50% mais leads com sua ajuda.
Por outro lado, não se gabe muito. Você deseja encontrar um equilíbrio entre vender a si mesmo muito pouco e exagerar no seu conjunto de habilidades. Mencione suas conquistas, descreva-as um pouco e nunca minta.
5. Não Ter uma Seção Sobre
Abaixo da seção de título e localização em seu perfil pessoal, você notará uma seção que permite resumir quem você é e o que faz.
Aqui, você deve evitar fazer duas coisas. O primeiro é deixá-lo completamente em branco. A segunda é copiar e colar o título. Em vez disso, use esta seção para expandir um pouco sobre sua experiência e o que você oferece.
Para alterar o que há nesta caixa, vá para o ícone de lápis ao lado de Sobre. Na caixa Resumo , escreva tudo o que deseja que as pessoas saibam sobre você. Pense nesta seção um pouco como a pergunta “conte-nos sobre você” em uma entrevista de emprego.
Depois de terminar o resumo e verificar a ortografia e a gramática, clique no botão azul Salvar na parte inferior do seu perfil.
6. Não Descrever Seu Histórico de Trabalho
Na maioria dos casos, adicionar uma lista de seus empregos anteriores e das empresas para as quais trabalhou adiciona pouco valor extra para os empregadores. Embora seja bom mostrar que você tem experiência, é necessário entrar em mais detalhes.
Para alterar seu histórico de trabalho, vá até o ícone de lápis ao lado de cada posição. Role para baixo até a descrição e escreva sobre suas experiências. Se você deseja adicionar mídia, clique em Upload ou Link . Quando estiver satisfeito com o que você adicionou, toque em Salvar . Você deve ver as mudanças em seu perfil instantaneamente.
Também vale a pena repetir as etapas acima para adicionar mais profundidade à sua formação educacional.
7. Excluindo Seções
O LinkedIn permite que você adicione várias seções ao seu perfil. Mesmo se você usar apenas alguns deles, você se destacará porque poucos outros estão fazendo o mesmo.
Algumas seções você pode não estar ciente, mas deve considerar usá-las. Eles incluem:
- Em destaque: fixe seu melhor conteúdo no topo de sua página.
- Realizações: liste os idiomas que você fala, os projetos dos quais se orgulha e muito mais.
- Idiomas suportados: Você pretende se mudar para o exterior? Considere otimizar seu perfil para mais de um idioma.
Para adicionar novas seções, vá para o topo do seu perfil e selecione Adicionar seção de perfil . Você verá um menu suspenso com várias categorias. Examine-os e decida quais são os melhores para você.
Evite erros para tornar o LinkedIn uma ferramenta poderosa de carreira
Você pode usar o LinkedIn para muito mais do que apenas um currículo digital. E quando você fizer isso, você abrirá muitas oportunidades.
Mesmo que você não encontre um emprego diretamente no LinkedIn, você ainda pode usar a plataforma para mostrar seu conhecimento do setor e se conectar com as pessoas com quem gostaria de trabalhar.