Tendências do Marketing Digital para 2021
A expectativa do contexto pós-pandemia se apresenta com possibilidades estratégias e instrumentos que podem alavancar as vendas para o ano de 2021
Não é novidade dizer que a pandemia do Novo Corona Vírus causou um rebuliço mundial, e no mundo do marketing digital não foi diferente, houve mudanças no modo de planejar e estabelecer metas.
A prospecção, isto é, as famosas tendências do mercado para o próximo ano terão elementos a mais. Partindo do ponto que muitas pessoas tiveram que redefinir seus planos pessoais, fatores que afetam diretamente o mundo dos negócios devido mudança na perspectiva do perfil dos clientes.
Expectativas
O crescimento do comercio digital cresceu consideravelmente em 2020, devido as circunstancias envolvidas em razão da pandemia. Fato que despertou o consumidor, que agora considera mais seguro para fazer suas aquisições por esse meio.
Outro fator a se considerar é que outra grande parte dos consumidores se propuseram a rever suas compras em perspectivas de diminuí-las, seja em função de um novo estilo de vida ou mesmo se preparando para uma possível recessão.
Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) esperam um crescimento de 18% no faturamento do e-commerce em 2020 comparado a 2019, em dados financeiros o número é superior a R$ 106 bilhões. Pode-se dizer que, no período entre a Black Friday e o Natal, o mercado manteve aquecido.
O fato a ser enfrentado é que 2021 será um ano de retomada, de uma reconstrução que pode durar de 6 a 12 meses, isso passa pela perspectiva de confiança do consumidor. Arthur Brognoli afirma que:
“É inegável que houve maior volume de experiências de clientes no digital, e esse é um caminho sem volta. A tendência é o mercado aproveitar esse crescimento e explorá-lo de forma mais efetiva, com ferramentas e soluções adequadas a estes novos perfis de consumidores.”
O desafio do marketing digital para 2021 será o de apresentar soluções de modo personalizado. Revisando o modelo de capitação de clientes. Mas principalmente apresentando-se com a capacidade de solucionar dores, problemas serem sanados de forma objetiva, porém personalizada.
De Volta a “Normalidade”
“As relações comerciais, especialmente com o digital, mudaram em definitivo”, diz Brognoli. O comportamento das pessoas foi transformado de modo considerável na pandemia. Quando se fala em vendas, algo que era esporádico, como a venda para personas (cliente especifico) e datas festivas, se tornarão corriqueiras, parte fundamental do mundo das vendas.
O foco é no grupo B2C, que está muito inserido no mundo digital. É necessário chegar até ele através das próprias mídias sociais, estabelecendo estratégias específicas para cada uma delas.
Inteligência Artificial: Grande Aliada.
A inteligência artificial e seus recursos como atendimento virtual, chatbots e pabx virtual não são novidades, mas em 2020 estabeleceram sua casa no mundo das vendas. A grande vantagem é que esses recursos se adequam a cada mídia de modo a relacionar com o usuário de modo mais fluido e efetivo. O grande ganho nessa relação é que a empresa estará em operação 24 horas, adaptando ao cotidiano do cliente.
As Relações
Interatividade é a palavra da vez, direcionar o contato especifico e direto com o consumidor é a função do marketing interativo. O consumidor torna-se cada vez mais exigente, principalmente quanto ao atendimento. Encurtar essa relação, promover agilidade na resolução de problemas trará benefícios a empresa.
Os Nichos
Das tendências atuais, uma desponta de forma significativa é o marketing de influência, que parte de pessoas comuns com grande poder de capitação de clientes para determinado nicho de vendas.
Ao invés de fazer um alto investimento em busca de um público amplo, investir em micro influenciadores leva diretamente ao cliente que consumirá seu produto.
Audiovisual
A grande vantagem das mídias de audiovisual está capacidade de adaptação dela, é um método que se reinventa. 2020 foi o ano das lives que geraram muita história, conteúdos de incontáveis nichos e de grande aceitação por parte do público.
É um recurso que seguirá forte para o próximo ano e deve ser usado da forma mais adequada para atingir as metas de vendas e lucros da sua empresa.