INDEXAÇÃO E RANQUEAMENTO, SIM, SÃO DIFERENTES
É muito comum ouvir as expressões indexação e ranqueamento como se fossem sinônimos de uma mesma ação. E não o são. Cada palavra identifica um processo diferente dentro das estratégias de SEO.
Muitas vezes ouve-se de algum empreendedor: _” meu site não está indexando.” Mas basta uma conferida para entender que o domínio está indexado, porém estagnado no ranqueamento. E o contrário existe: _” meu site não estão ranqueando.” E o conteúdo não foi indexado.
Indexação
Indexar o conteúdo é apresentá-lo ao Google, ou melhor, aos robôs da plataforma de busca. É o primeiro passo para tornar seu trabalho conhecido. Inserir o seu site no banco de dados, estando ali ele já passa a ser observado pelas máquinas.
Como apresentar sua URL ao Google?
A forma mais simples de indexar seu conteúdo é mostrar a URL do seu site ao Google. A ação é bem tranquila e fácil. Destacamos que essa é uma das formas, existem outras. Mas, não se preocupe porque não há risco de sofrer punição por parte da plataforma.
Na verdade, é um instrumento que o próprio site disponibiliza, porque encurta o caminho de quem precisa divulgar seu material online e facilita o trabalho dos bots que rastreiam o conteúdo. Otimizando o trabalho de todos.
Primeiramente é necessário enviar seu link para o Google Search Console indexar sua URL e o buscador saber que sua plataforma existe. Seu conteúdo já existe no banco de dados. Sua meta, agora, é ranquear.
Ranqueamento
O Ranqueamento relaciona-se a posição que seu site se encontra nas buscas do Google. Nada mais é do que o seu lugar na fila. Sua meta é chegar à primeira página de busca. Para isso é necessário desenvolver um trabalho criativo e contínuo.
Tenha um blog
Uma página de blog em seu site é de grande relevância desde a indexação ao desenrolar na corrida pelo ranqueamento.
Blogs geram conteúdos vastos e atuais, sem perder o foco do seu nicho, gerando links, acesso a outras páginas. Dessa forma os bots do Google terão mais acesso ao seu domínio. E atualizando o material indexado a possibilidade de figurar nas primeiras posições é bem maior.
Segundo a Unbounce, blogs têm 434% mais páginas indexadas e 97% mais links indexados. Portanto não se pode excluir essa ferramenta tão eficaz para divulga do seu conteúdo.
Quanto mais conteúdo produzido, maior é a visibilidade. Demanda esforço, criatividade, arrojo, porém os resultados compensam os esforços.
Faça Um Mapa Do Site
Todo bom projeto precisa de uma direção, essa foi a garantia que a Escola de Sagres deu aos navegadores que obtiveram sucesso nas Grandes Navegações. A criação de um sitemap é indispensável no processo de ranqueamento da sua plataforma.
O mapa do site é uma lista das URLs das páginas do se site que tem como objetivo conduzir os bots para o conteúdo desejado e necessário. Além de manter os dados atualizados no banco das plataformas de busca.
Algumas plataformas como wordpress oferecem o sitemap em seus serviços. Porém é possível cada um criar e elaborar da forma que considerar de acordo com a proposta do seu nicho.
O mapa é muito importante para levar os bots aos sites que oferecem poucos links externos.
Faça O Marketing Do Seu Site
O trabalho online exige muita transpiração e criatividade. Portanto é necessário se reinventar a cada dia, tal qual Adam Sandler em “Como se Fosse a Primeira Vez”. O primeiro responsável pela divulgação da sua marca é você.
Compartilhe seus posts em redes sociais com imagens chamativas, sempre linkando ao seu site. Quanto mais ele aparecer na web, mais antenados estarão os bots.
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