Hoje nós vamos falar do ponto mais importante na hora de colocar um site em primeiro lugar no Google, o SEO técnico.
Mesmo se você criar um conteúdo incrível e construir uma rede de links qualificada, o Google não manterá seu site ativo se ele demorar muito para carregar ou se tiver muitas páginas com erros.
Estamos falando de problemas estruturais com sites relacionados à técnica de SEO.
Se você pensa na otimização como uma pirâmide, o SEO técnico é a base que dá suporte às estratégias de produção de conteúdo, construção de links e construção de autoridade.
Porque o SEO técnico é tão importante para o seu site?
SEO técnico é o princípio de toda estratégia de otimização de mecanismo de pesquisa logo de produção de conteúdo também.
É aqui que você precisa começar, pois essa parte da otimização garante que seus links sejam encontrados e indexados no diretório do Google.
Por exemplo, você precisa se certificar de que suas páginas podem ser indexadas pelo Google. No entanto, alguns detalhes no site HTML podem atrapalhar os planos.
Muitos administradores de sites se desesperam porque seu site não aparece no mecanismo de busca, enquanto uma revisão técnica de SEO poderia identificar rapidamente esse problema.
Além disso, a otimização técnica do mecanismo de pesquisa pode ajudar o Google a entender melhor suas páginas.
Veremos mais tarde que os dados estruturados e a arquitetura do site, por exemplo, desempenham esta função.
Dessa forma, o mecanismo de busca pode ler informações importantes do seu site e entender quais caminhos seguir.
Desta forma, o Google pode indexar as páginas para as palavras-chave certas Mas não se engane: o SEO técnico não visa apenas o Googlebot.
Embora as técnicas sejam essenciais para facilitar o trabalho do robô, elas também são responsáveis por uma melhor experiência do usuário. E esse é o foco principal do Google.
O pesquisador deseja fornecer os melhores resultados para o que o usuário está procurando.
Os melhores resultados são as páginas que correspondem ao termo de pesquisa e oferecem uma boa navegação.
Por exemplo, simplificar os códigos do site não apenas tornará mais fácil e compreensível para o robô, mas também melhora a experiência de navegação, aumentando a velocidade de carregamento.
Outro exemplo é se você tornar suas páginas móveis e o visitante puder acessar facilmente o site com qualquer dispositivo.
E se o Google perceber seus esforços para melhorar a experiência do usuário, você poderá alcançar posições de classificação como resultado.
O que é SEO técnico afinal?
SEO técnico é uma série de otimizações relacionadas à estrutura interna de um site.
O objetivo é tornar as páginas mais rápidas, fáceis de entender, rastrear e indexar – o que é fundamental para tudo o mais na estratégia de SEO.
A otimização técnica do mecanismo de pesquisa faz parte da otimização do mecanismo de pesquisa na página, que representa as otimizações que você controla em suas páginas.
No entanto, o SEO na página é mais abrangente e inclui, por exemplo, estratégias de criação de conteúdo que não fazem parte do SEO técnico.
Além disso, existe também a otimização de mecanismos de busca off-page, que se refere ao relacionamento do site com outros players para ganhar autoridade no mercado e construir uma rede de links relevantes.
O SEO técnico especificamente , lida com tudo que está por trás das páginas do seu site, todos os códigos presentes e até na própria arquitetura do site.
Isso é o que você precisa para que o Google possa encontrar seus links e classificá-los.
Embora fatores técnicos de SEO possam afetar a classificação, o foco aqui é o rastreamento e a indexação.
Em seguida, estratégias de criação de conteúdo e estratégias de construção de autoridade são responsáveis pelo progresso de suas páginas nos rankings do mecanismo de busca.
Principais fatores do SEO técnico para seu site
Agora vamos entender quais são os principais fatores técnicos de SEO que você pode otimizar.
Lembre-se que muitos fatores podem ser identificados e corrigidos por qualquer profissional, com a ajuda de ferramentas como o Google Search Console ou plugins como o Yoast.
Entretanto, algumas dessas otimizações são bem mais complexas que uma otimização apenas de palavras-chave e podem exigir profissionais bastante especializados.
Jogar diretamente com os códigos não é uma questão simples e sem um conhecimento específico você pode cometer um erro grave.
Portanto, se a técnica de SEO está fora do seu conhecimento, não hesite em pedir ajuda a um desenvolvedor. Dê uma olhada nos principais fatores técnicos de SEO abaixo.
Como os dados estruturados melhoram o SEO técnico
Você já deve ter percebido que o Google gosta de sites organizados, certo?
A organização facilita o trabalho do robô, que consegue entender as páginas e saber por onde continuar sua varredura.
Os dados estruturados ajudam nessa tarefa. Sua função é fazer marcas dentro do código das páginas que orientam o mecanismo de busca sobre determinados aspectos de seu conteúdo.
Basicamente, eles ajudam a descrever seu site para os mecanismos de pesquisa.
Essas tags podem ser usadas não apenas para rastreamento e indexação, mas também para exibir os resultados da pesquisa.
Um dos principais usos de dados estruturados em SEO técnico são os rich snippets.
Compatibilidade dos navegadores e os antigos…
Ao construir um site, você deve levar em consideração a variabilidade de navegadores que existem atualmente.
Embora alguns usuários usam navegadores modernos, como o Google Chrome ou Safari, muitos usam o Internet Explorer como padrão de navegação.
No entanto, cada navegador lê os sites de maneira diferente, o que pode afetar a visualização em alguns casos.
Esses navegadores bem mais antigos não suportam alguns dos padrões de desenvolvimento que são comuns hoje em dia e mais avançados para eles.
Portanto, os desenvolvedores devem considerar as limitações de cada navegador e uma auditoria técnica de SEO deve verificar a compatibilidade de cada navegador.
Isso é especialmente importante se o seu público tende a usar navegadores mais antigos.
SEO técnico: Velocidade da página
Se uma página demorar alguns segundos para abrir, esse tempo já pode ser um motivo para o usuário parar de acessá-la.
A Think With Google descobriu que um tempo de até 5 segundos aumenta a probabilidade de o usuário abandonar a visita em 90%.