Hoje nós vamos falar sobre as buscas locais do Google, como o celular influenciou tudo e quais são os fatores mais importantes na hora da busca local.
Posicionar uma empresa na rede é importante para que ela se destaque da concorrência.
Isso não é novo, mas é importante entender que existem duas maneiras de fazer isso:
- Adaptar-se às pesquisas orgânicas
- Otimizar a classificação de acordo com o algoritmo de pesquisa local do Google.
A segunda opção tem impacto direto na forma como pequenas e médias empresas.
E até redes de franquias, podem ser encontradas em uma busca simples, pois é natural que os usuários utilizem o Google para saber se há algum estabelecimento próximo.
Como o celular influenciou o aumento nas pesquisas locais?
O algoritmo de busca local tem seu desempenho diretamente afetado pelo aumento do número de buscas realizadas com a localização do usuário.
Portanto, quando você faz uma busca no Google, dadas as palavras-chave utilizadas, também há dados de onde aquela pessoa está naquele momento.
Isso geralmente acontece em buscas por computador, mas a grande diferença nos últimos anos tem sido com o avanço da tecnologia dos celulares .
Seguindo isso, é muito mais comum que smartphones enviem essas informações extremamente de localização, o que faz bastante diferença para o algoritmo de busca local.
Naturalmente, ele detectou onde a pessoa está naquele momento e assim classificou melhor as atividades próximas a ela.
De acordo com o próprio Google, um terço das pesquisas dentro dos famosos smartphones estão relacionadas à localização.
É fácil entender esse cenário: uma pessoa está na rua e precisa encontrar um determinado lugar perto dela.
Claro que ele vai usar o smartphone para fazer buscas e aí, naquele momento, ganha destaque o negócio que sabia trabalhar de acordo com o SEO local.
Não é à toa que podemos encontrar, em uma pesquisa do Google, números como:
- 50% das pessoas que procuraram uma posição em seus smartphones foram ao estabelecimento no mesmo dia;
- 18% das pesquisas locais feitas em dispositivos móveis resultam em uma venda em um dia;
- 50% dos usuários que procuram empresas locais em smartphones procuram dados como o endereço de um estabelecimento.
Que fatores são levados em consideração pelo algoritmo de busca local?
Vários fatores são bastante analisados quando o Google recebe uma entrada de pesquisa no Google.
Quanto mais um site atender a esses parâmetros, maior será a chance de ter uma classificação mais elevada. Nesse caso, aparece entre os primeiros resultados.
O mesmo acontece nas pesquisas locais, mas mais especificamente, existem 3 fatores principais de posicionamento no resultado da pesquisa: proximidade, destaque e relevância.
O que é o Destaque na busca local do Google?
Então, entenda melhor como eles são fatorados em lugares e por que afetam a classificação na relevância SEOR.
A ideia neste momento é listar as empresas que são realmente relevantes para a busca do usuário.
Se você quiser encontrar uma farmácia perto de você, por exemplo, um supermercado pode não ser a melhor indicação que o Google pode dar.
Este é um parâmetro que o algoritmo de busca local herda dos requisitos comuns de SEO. Isso garante que, se você pesquisar “Café”, encontrará “Café” em vez de “Sorveteria”.
Proximidade na busca local
A proximidade é o principal fator ao considerar o algoritmo de busca local.
O Google quer mostrar quais empresas estão mais próximas, afinal a maioria das pesquisas são feitas com o nome do tipo de empresa seguido de “próximo”.
Para isso, o Google utiliza as informações que o smartphone pode transmitir para ele, desde que o usuário tenha ativado o local.
Portanto, o algoritmo exibirá as empresas locais que estão no que a pesquisa está pedindo.
As palavras-chave e o posicionamento geográfico do dispositivo de bolso são levados em consideração.
Quanto à localização, esta é detectada através da geolocalização do smartphone e do código postal detectado a partir desta informação.
Destaque
O Google precisa entender quais empresas estão em destaque e recomendá-las ao usuário.
É uma forma de qualificar ao máximo os resultados das pesquisas e de garantir a entrega de informações que serão realmente úteis para quem utiliza a ferramenta.
Para medir esse clímax, o Google usa três métricas principais:
- Visitas – se muitas pessoas vão lá, é um bom sinal de que é relevante
- Comentários – quanto mais comentários, mas a empresa se destaca, mesmo que não tão positivos
- Citações – se o local for citado mais de uma vez, também é uma indicação de que se trata de um estabelecimento que se destaca em sua categoria