A nave espacial Hope, dos Emirados Árabes Unidos, entrou na órbita de Marte na semana passada e já enviou uma imagem simplesmente deslumbrante do planeta vermelho
Marte é o lugar para estar este mês . Duas espaçonaves já entraram em órbita ao redor do planeta vermelho: a Tianwen-1 da China chegou lá em 10 de fevereiro. E um dia antes, os Emirados Árabes Unidos fizeram história ao deslizar a espaçonave Al Amal (Hope) para a órbita marciana e se tornar apenas a quinta país para chegar ao vizinho empoeirado e estéril da Terra.
A primeira missão interplanetária árabe tirou algumas imagens de Marte durante sua jornada até agora, mas nada parecido com o que entregou no início do domingo. A uma distância de cerca de 15.500 milhas (25.000 quilômetros), a câmera da sonda – oficialmente conhecida como Emirates eXploration Imager (EXI) – capturou uma vista pitoresca de Marte como um semicírculo amarelado contra a cortina negra do espaço.
Algumas das características mais famosas de Marte são visíveis na imagem. Olympus Mons, o maior vulcão do sistema solar, espia no terminador, onde a luz do sol diminui, enquanto os três vulcões dos Montes Tharsis deslumbram sob um céu quase limpo de poeira .
Ampliar Imagem
Olympus Mons mal é visível no terminator, onde a noite encontra o dia. Está circulado aqui, em vermelho.
Missão Emirates Mars
“A transmissão da primeira imagem de Marte da Hope Probe é um momento decisivo em nossa história e marca os Emirados Árabes Unidos se juntando a nações avançadas envolvidas na exploração espacial”, ele tuitou no domingo.
A missão Al Amal espera fornecer a imagem mais completa da atmosfera marciana até então. Seu conjunto de instrumentos inclui a câmera EXI e um espectrômetro ultravioleta e infravermelho. Observações detalhadas permitirão aos pesquisadores determinar como as partículas escapam da gravidade de Marte e revelam os mecanismos de circulação global na baixa atmosfera.