A Amazon está abrindo sua primeira linha de fabricação na Índia, em parceria com a Cloud Network Technology, de propriedade da Foxconn, uma subsidiária indiana da gigante de eletrônicos taiwanesa, a Amazon anunciou na terça-feira . A parceria faz parte de um esforço para trabalhar com o governo indiano, que embarcou em uma campanha para incentivar as empresas a investir na economia indiana para evitar obstáculos, como altos impostos de importação para entrar e competir na economia competitiva e de rápido crescimento do país .
O governo indiano chama sua campanha para incentivar o investimento local e o crescimento em empresas sediadas na Índia de “ Aatmanirbhar Bharat ” , que se traduz em “Índia autossuficiente” e se tornou a pedra angular da política econômica do primeiro-ministro Narendra Modi desde sua introdução oficial no ano passado. “Saudamos a decisão da Amazon de estabelecer uma linha de manufatura em Chennai, já que aumentará a capacidade de produção doméstica e também criará empregos”, disse Ravi Shankar Prasad, ministro de comunicações, eletrônicos e informação do país, em um comunicado.
De acordo com a Amazon, a linha Chennai será capaz de produzir centenas de milhares de dispositivos todos os anos, começando com a linha Fire TV de dispositivos de streaming. A empresa diz que vai “avaliar continuamente a capacidade de escalonamento para mercados / cidades adicionais, dependendo da demanda doméstica”. O anúncio foi feito um ano depois que a Amazon anunciou que começaria a investir até US $ 1 bilhão em empresas indianas locais.
“A Amazon está comprometida com a parceria com o governo indiano para promover a visão de um Aatmanirbhar Bharat”, disse Amit Agarwal, vice-presidente sênior global da Amazon Índia, em um comunicado. “Prometemos investir US $ 1 bilhão para digitalizar 10 milhões de pequenas e médias empresas, ajudar as empresas indianas a vender em todo o mundo, possibilitando assim US $ 10 bilhões em exportações acumuladas e criar 1 milhão de empregos adicionais até 2025.”
O forte investimento da Amazon na Índia é mais uma evidência da crescente importância do país como mercado principal para produtos eletrônicos de consumo ocidentais e como centro de manufatura que pode competir com a China e outros centros de produção de rápido crescimento. É também um sinal de que a política externa e econômica agressiva de Modi está se traduzindo em infusões bem-sucedidas de investimento externo, já que a Amazon, ao que parece, prefere criar empregos locais e trabalhar com parceiros de produção estabelecidos do que enfrentar restrições potenciais para chegar aos clientes indianos.