Por Rodrigo Rincón –
Conheça as 7 obras de Engenharia Civil mais marcantes do Brasil e o que tornam essas construções importantes para a história do país
Obras de engenharia civil do Brasil são uma forma de contar a história desse país, a partir de noções estéticas da época.
Com certeza você já deve ter visto alguma construção antiga, espalhada por diversas cidades, pois saiba que esse local tem um motivo para ainda estar em pé.
Continue lendo o texto para saber o que pode tornar uma obra de engenharia uma parte importante da história do país e conhecer algumas icônicas.
Obras de engenharia civil do Brasil importantes para a história
As obras da engenharia civil ajudam na evolução do país, no início a construção de casas e prédios ajudou cidades a crescer, pois trouxe pessoas do campo para áreas metropolitanas.
A partir da aglomeração de construções as cidades foram se tornado centros urbanos.
Entre muitas obras, algumas se tornam marcos importantes para o Brasil, pois ajudaram no processo de crescimento interno, permitindo que espaços vazios crescessem.
O motivo que faz de uma obra algo histórico é variável, pode ser pelo motivo de ter sido construída em um momento específico da história, e ter inovado naquela época.
Existem também construções que fizeram o Brasil ficar mais próximo de parceiros comerciais, ou ligam cidades diferentes do mesmo estado, facilitando a circulação de pessoas.
Obras de engenharia civil ajudam a contar história e perceber as mudanças causadas pelo tempo, ou anunciar a chegada da modernidade.
Para você ter uma ideia, continue lendo o texto para conhecer algumas obras de engenharia civil muito importantes do Brasil.
Conheça algumas das marcantes obras de engenharia civil do Brasil
Edifício Millennium Pallace
Inaugurado em 2014, é conhecido por ser o edifício mais alto do Brasil, com 177,3 metros de altura, totalizando 46 andares.
O apartamento apresenta um nível de luxo altíssimo, além de ótima localização na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
O prédio é considerado um dos melhores empreendimentos do sul do país, contando com tecnologia de ponta, conforto e privacidade.
A área total do apartamento é de 587,63 metros quadrados e a área privativa é de 313 metros quadrados, um apartamento por andar.
Cidade Administrativa de Minas Gerais
Conhecida como cidade administrativa Tancredo Neves, nesse caso não estamos falando sobre uma construção específica, mas um conjunto que revolucionou o estado de Minas Gerais.
Inaugurada em 2010 e assinada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, os prédios desse conjunto servem para integrar diversas operações administrativas do estado.
Anteriormente as secretarias de gerenciamento eram distribuídas em 53 endereços diferentes espalhados por Belo Horizonte.
A cidade administrativa tem 790 metros quadrados com cinco edifícios. O Palácio Tiradentes, sede do governo do Estado, é considerado o maior prédio de concreto suspenso do mundo.
Outro prédio que faz parte dessa cidade é o Auditório JK, possui quatro mil metros quadrados e 490 assentos, outra construção é o Prédios Minas e Gerais, abrigam secretarias e órgãos de apoio ao governo.
A quarta construção é o Prédio Alterosas, construído para ser o prédio de serviço, atualmente é o centro do Batalhão de Polícia de Guardas e Centro Integrado.
Ponte Rio-Niterói
Você lembra que anteriormente no texto foi dito que algumas construções são importantes pois ligam cidades, tornando os espaços mais urbanizados, então, esse é o caso com a ponte Rio-Niterói.
Construída para ligar a cidade do Rio de Janeiro à cidade de Niterói, mesmo sendo concluída a muito tempo atrás, no ano de 1974, a ponte é considerada uma das obras de engenharia mais importantes.
O motivo é que a ponte tem 13 km de extensão, sendo 9 apenas sobre a água, fazendo dessa obra a maior ponte de concreto do hemisfério sul.
Usina Hidrelétrica de Itaipu
Localizada na cidade de Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. A Usina é a segunda maior do mundo, atrás apenas de Três Gargantas na, China.
Essa é a segunda obra deste texto feita pelo renomado Oscar Niemeyer, sua obra foi concluída em 1984, com o uso de 12.570.000 metros cúbicos de concreto e a ajuda de quarenta mil trabalhadores.
Graças às medidas de 196 metros de altura, comprimento de 7.919 metros e 1.350 quilômetros livres de área alagada, a capacidade total de geração de energia é de 14 mil megawatts por hora.
O Edifício Mais Alto do Brasil, o Mirante do Vale
O Mirante do Vale fica localizado em São Paulo, com 170 metros de altura é o edifício mais alto do Brasil, desde 1966 ano de sua inauguração, com 51 andares localizado no Vale do Anhangabaú.
Foi considerado o prédio mais alto do Brasil por 50 anos, quando foi superado pelo MIllenium Palace, que já foi citado anteriormente no texto.
O prédio foi projetado pelo arquiteto Waldomiro Zarzur, responsável por outros projetos importantes como o hospital Albert Einstein e o Ginásio do Ibirapuera, no total foram usados 250.000 sacos de cimento, 5.000 toneladas de ferro e 25.000 metros de vidro e caixilhos.
Viaduto 13
Localizado em uma cidadezinha, em Muçum, no interior do Rio Grande do Sul. Conhecido pelo apelido de Princesa das Pontes, o Viaduto 13 foi construído na década de 1970.
Com 143 metros de altura e 509 de extensão, é o maior viaduto ferroviário das Américas e um dos maiores do mundo, atrás apenas de Mala Rijeka, localizado em Montenegro.
O motivo de chamar o Viaduto 13 não tem muito mistério, pois é o décimo terceiro viaduto na contagem que começa no centro da cidade de Muçum.
Torre Pontal
O último edifício do texto é a Torre Pontal, um lugar único, pois reúne tudo, parque público, shopping center, hotel, centro de eventos, hub de saúde, consultórios e escritórios.
Você vai ter todos esses espaços reunidos com toda a estrutura e conforto, segurança e praticidade.
O projeto atende a todas as normas da ANVISA e também conta com Certificação Internacional AQUA-HQE, para se adequar aos padrões de sustentabilidade e exigências globais de sustentabilidade.
Obras de engenharia civil são referência para todo profissional do setor
Conhecer sobre as principais obras de engenharia do Brasil é fundamental para qualquer pessoa ligada ao setor de construção civil, seja estudante ou engenheiro com anos de profissão.
Através do conhecimento histórico é possível entender o presente e criar um futuro inovador e que atenda as demandas das gerações futuras.
Se você leu esse texto até o final, então pode considerar que adicionou conhecimento sobre Engenharia Civil, mas não pare por aqui, existem diversas esferas desse assunto que são muito interessantes para continuar pesquisando e evoluindo o seu conhecimento.