14.5 C
São Paulo
Segunda-feira, 25 Novembro, 2024
spot_imgspot_img
InícioEconomiaComo funciona a Produção de Soja no Brasil?

Como funciona a Produção de Soja no Brasil?

A produção de soja no Brasil é referência de forma internacional. Isso porque o país é o maior produtor de soja do mundo. Por ser uma das principais matérias primas da alimentação, o processo de cultivo e exportação do grão no Brasil é muito importante. Afinal, é possível utilizá-la como óleo, farinha e até como alternativa vegana para a carne.

Hoje vamos explicar como essa produção funciona. Além disso, também vamos entender como o Brasil ganhou tanto destaque no ramo da soja. Por fim, este artigo vai explicar para onde vai o grão cultivado em solo brasileiro e como ele pode ser utilizado.

O que é soja? 

Antes de mais nada, é necessário entender o que é a soja. Afinal, por que a produção de soja no Brasil chama tanta atenção? Qual a importância desse grão para a alimentação diária? 

Os primeiros registros da soja no mundo são de 200 a.C., utilizada pela agricultura e gastronomia chinesa. Isso porque, a partir desse grão, é possível fazer alimentos que estão presentes na culinária mundial há muito tempo, como o tofu e alguns tipos de queijo. 

Mas as derivações vão muito além disso. A soja pode ser transformada em muito mais. Óleo, iogurte, farinha… e não se encontra essa matéria prima apenas nos alimentos, não! Biodiesel, maquiagens, solventes e produtos de limpeza também têm produtos que derivam da soja. Ou seja: é um grão extremamente importante para o dia-a-dia de qualquer pessoa.

E quando o Brasil entrou nesse mercado? Basicamente, foi no início do século XX que a soja chegou por aqui. Desde então, a produção se intensificou nas regiões Sudeste e Sul. Apesar disso, foi apenas na década de 70 que o país começou a se tornar referência na área.

Mas o Brasil não é o único grande produtor de soja na América. Os Estados Unidos também ocupam boa parte do mercado de exportação nesse setor. Principalmente por conta do clima: a cultura se dá melhor em locais com temperaturas médias, nem tão quentes e nem tão frias. Nesse caso, por ser tropical, o Brasil também se destaca.

Como funciona a produção de soja no Brasil?

Conforme comentamos anteriormente, a produção de soja no Brasil é a maior do mundo. O plantio desse grão ocupa 4% do território fértil do país. Pode parecer pouco, mas este número representa metade do espaço reservado no Brasil para a plantação de grãos. É o que informa a Embrapa — Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. 

De modo geral, o Brasil honra o título que tem: em 2019 e 2020 foram produzidas cerca de 125 milhões de toneladas de soja. A mesma safra nos Estados Unidos, que é outro grande produtor, foi de 96 milhões de toneladas. 

Além de representar um impacto positivo no setor de importação, a produção de soja no Brasil também é uma enorme fonte de renda. Ou seja, o setor tem uma importante participação na economia brasileira, o que já era de se esperar. Em 2020 as exportações de soja no Brasil totalizaram quase 83 milhões de toneladas

Para chegar a esses números, o Brasil investe em sistemas tecnológicos e, ao mesmo tempo, ecológicos. Como o plantio direto, por exemplo. Além disso, outro procedimento comum é a correção e melhoria do solo. 

Como o Brasil se tornou destaque na produção? 

Anos de experiência com a produção de soja fizeram com que o Brasil chegasse ao topo do ranking de produtores mundiais. Na verdade, o país ocupa as primeiras posições há mais de 20 anos. Tudo isso é resultado de um aumento na produção e nos investimentos nessa área. Além disso, a criação de tecnologias específicas para o cultivo nacional da soja aumentou a qualidade do grão exportado. Dessa forma, os números só poderiam subir. 

As regiões Sul e Sudeste têm grande papel na produção nacional. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo são grandes cultivadores. Apesar disso, Mato Grosso ocupa o primeiro lugar no ranking do país.  

Entre os produtores de destaque da soja no Brasil, a Fazenda Estrondo tem uma importante posição. Com uma área de mais de 400 mil hectares e localizada na Bahia, a produtora conta com 23 fazendas pelo Brasil. Em 2020, a produção geral da Fazenda foi de mais de 56 milhões de hectares. 

Apesar dos impactos da pandemia em todos os setores da economia brasileira, a produção de soja não sofreu grandes prejuízos. A qualidade do grão cultivado garante ao país uma vantagem no ranking mundial, o que continua trazendo resultados efetivos nos números de exportação.

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler