14.5 C
São Paulo
Domingo, 24 Novembro, 2024
spot_imgspot_img
InícioTecnologiaEntenda quais Benefícios e Impactos dos Ônibus Elétricos na Mobilidade Urbana

Entenda quais Benefícios e Impactos dos Ônibus Elétricos na Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana é o conceito que se refere à locomoção dos habitantes pela cidade. Assim, é o termo usado para falar sobre o deslocamento dos cidadãos, seja por meio de transportes públicos ou particulares.

As políticas públicas são responsáveis por promover a mobilidade, atendendo e satisfazendo as necessidades da sociedade. Com isso, é possível promover o deslocamento das pessoas no espaço geográfico de forma mais segura e prática, respeitando o cidadão e o meio ambiente.

Além disso, a mobilidade urbana também influencia na economia do país, permitindo a redução de custos desnecessários. É essa a preocupação de grupos como os Pioneiros do Transporte, que visam estratégias eficientes no uso de transportes.

Qual é o problema de Mobilidade Urbana atual no Brasil

Apesar de existirem investimentos no setor, como fez o empresário Jacob Barata Filho, o principal desafio da mobilidade urbana no Brasil é promover essa implementação em regiões com grandes números de habitantes. Isso porque houve a migração do campo-cidade, onde parte da população rural veio para os municípios em busca de condições melhores de vida.

O planejamento urbano não conseguiu acompanhar o aumento populacional, gerando sérios problemas, como a quantidade de veículos fornecidos para o transporte coletivo para atender todos os usuários, provocando, inclusive, o sucateamento dos automóveis.

Isso fez com que a classe de maior poder aquisitivo comprasse seu próprio veículo, provocando um aumento grande do trânsito.

Se somarmos o número de transportes coletivos sucateados, a lotação desses veículos e o aumento do número de veículos individuais, é possível perceber grandes prejuízos, como: poluição do ar, engarrafamentos e atrasos nos serviços oferecidos.

Benefícios e Impactos dos Ônibus Elétricos na Mobilidade Urbana

Como Jacob Barata Filho, várias empresas estão investindo em tecnologia que visa a melhoria do transporte. É por isso que, hoje, é possível verificar ônibus elétricos circulando por várias regiões. Esses veículos trazem grandes vantagens para a mobilidade nas cidades, como:

Redução de poluição atmosférica

Os ônibus elétricos usam energia limpa, com isso, não é necessário a utilização de queima de combustível e outros poluentes que são prejudiciais ao meio ambiente e a qualidade de vida.

Redução da poluição sonora

Outro problema evitado com a mobilidade urbana sustentável promovido por transportes elétricos é a poluição sonora. Com o aumento de carros e motos nas ruas, engarrafamentos acontecem e, com isso, muitas pessoas acabam se irritando, usando a buzina de forma exagerada.

Maior economia

Como o uso de gasolina e outros tipos de combustíveis é reduzido, isso gera economia para as cidades.

A eletricidade utilizada nesse modelo de ônibus é mais econômica que o diesel.

Menos custo com manutenção

Com a utilização de baterias, a manutenção é reduzida, pois não será necessário equipar o veículo com motor à combustão que conta com mais peças, necessitando de revisão constante do seu funcionamento.

Vida útil maior que ônibus tradicionais

Estima-se que um ônibus elétrico pode rodar até 15 anos sem problema, enquanto o ônibus à combustão dura em torno de 10 anos.

Segurança

Ao utilizar a eletromobilidade as pessoas podem se deslocar de forma mais segura, pois esses veículos são equipados com medidas de segurança, garantindo a integridade dos passageiros. Além disso, evitam congestionamentos, reduzindo as chances de acidente no trânsito.

Quais cidades do Brasil já circulam os Ônibus Elétricos?

Algumas cidades brasileiras já possuem ônibus elétricos, permitindo uma mobilidade urbana sustentável. Chamados também de ônibus limpo, eles trouxeram inovação e melhorias para os locais.

A cidade com maior frota é São Paulo, estimando que nos próximos anos a cidade oferecerá transporte coletivo 100% elétrico. Em Brasília também é possível verificar linhas em testes. 

Outras regiões, como Rio de Janeiro, Volta Redonda, Santo e Bauru já estão testando essa forma de transporte.

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler