14.5 C
São Paulo
Sexta-feira, 1 Novembro, 2024
spot_imgspot_img
InícioTecnologiaA inteligência em prol do Desenvolvimento Urbano

A inteligência em prol do Desenvolvimento Urbano

A tecnologia aliada ao Desenvolvimento Urbano: veja como estratégias e recursos inovadores estão beneficiando serviços e a qualidade de vida nas cidades

O desenvolvimento urbano é definido pelas estratégias e empreendimentos que criam e aprimoram as cidades, transformando o meio ambiente com o objetivo de obter progresso social e econômico.

Nas últimas décadas, porém, o crescimento desenfreado da população e da urbanização trouxe novos desafios que estão exigindo que organizações e pessoas adotem práticas sustentáveis.

Nesse cenário, a tecnologia aliada à soluções de gestão, construção, transporte e mobilidade inteligentes prometem corrigir erros do passado e melhorar significativamente o bem-estar social.

O horizonte dessa grande transformação são as chamadas Smart Cities, conceito que reúne ferramentas, serviços e projetos de alta eficiência pensados para atender municípios inteiros.

Neste artigo falamos sobre as novas propostas de desenvolvimento urbano que já estão se tornando realidade em várias partes do mundo. Continue conosco para conferir!

Como o avanço tecnológico está mudando o mundo?

De maneira geral, a ciência e a tecnologia sempre foram a força motriz por trás do desenvolvimento da sociedade, desde a descoberta da semente.

Hoje, entretanto, são as TICs, as tecnologias da informação e da comunicação, que estão mudando completamente a forma como estudamos, trabalhamos e interagimos, bem como as estruturas e os serviços urbanos.

O que chama mais atenção, porém, é a velocidade com que as tendências se tornam parte do cotidiano das pessoas. Smartphones, bancos digitais, transporte por aplicativo e várias outras inovações que em um intervalo de poucos anos se expandiram pelo mundo e já são entendidas como essenciais.

A expectativa é que esse ritmo também seja testemunhado nas cidades, tendo em vista que modelos de mobilidade urbana sustentável já estão previstos na legislação brasileira e muitas empresas já estão disponibilizando serviços baseados em Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data e outras tecnologias disruptivas.

Como a inteligência tecnológica auxilia no Desenvolvimento Urbano?

O cenário socioeconômico brasileiro sempre foi marcado por expectativas e incertezas. No entanto, foi nesse ambiente que pioneiros do transporte, como Jacob Barata Filho, deram os primeiros passos no setor no país.

Hoje, os desafios da mobilidade urbana no Brasil ainda são grandes. Entretanto, nunca se viu tamanho esforço coletivo na busca por alternativas inovadoras.

É preciso entender, porém, que essa nova fase do desenvolvimento não se resume a digitalizar serviços e espalhar sensores pelas ruas, mas utilizar esses instrumentos para resolver problemas reais, tais como:

  • reduzir o impacto ambiental (em especial a emissão de dióxido de carbono);
  • eliminar gargalos no trânsito e diminuir congestionamentos;
  • aumentar a eficiência dos transportes, sobretudo os serviços públicos;
  • simplificar e modernizar a mobilidade;
  • diminuir a violência;
  • aumentar as oportunidades de emprego;
  • reduzir custos e otimizar os processos urbanos.

O planejamento é central quando pensamos na evolução do espaço urbano e na melhoria da qualidade de vida dos habitantes. Nesse sentido, um conceito ganha cada vez mais espaço entre gestores públicos e empresários do transporte: as Smart Cities.

Smart Cities: uma tendência que está se tornando popular

Smart Cities, ou cidades inteligentes, são municípios ou grandes regiões que se beneficiam de um planejamento rigoroso e soluções tecnológicas de última geração para aumentar a eficiência do espaço urbano. Seus principais objetivos são reduzir o consumo de energia, diminuir a emissão de gases poluentes e aumentar a qualidade de vida da população.

Os principais recursos que equipam as cidades inteligentes são:

  • tecnologias de informação e comunicação (TIC);
  • automação e controle de serviços;
  • planejamento urbano eficiente;
  • mobilidade urbana e transporte público sustentável;
  • gestão inteligente de resíduos sólidos;
  • investimento em sustentabilidade ambiental;
  • qualidade do ambiente social;
  • tecnologias aplicadas à educação;
  • tecnologias aplicadas à saúde;
  • sistemas de comércio eletrônico;
  • transparência entre governos e cidadãos;
  • conectividade e dados compartilhados.

Embora muitos desses recursos pareçam distantes, vários deles já estão sendo implantados gradualmente em vários países, inclusive em municípios brasileiros.

Ferramentas de economia compartilhada, por exemplo, já estão disponíveis em muitas regiões, como aplicativos de carona e bicicletas abertas ao público. Geração de energia renovável e sistemas avançados de gerenciamento de consumo também começam a se popularizar.

O transporte público no Brasil e no mundo, porém, continua sendo o coração da mobilidade nas cidades. Dos primeiros modelos de ônibus às modernas frotas verdes conectadas, o desenvolvimento urbano não para. 

O futuro promete outras inovações, mas o presente já exige soluções mais eficientes e sustentáveis.

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler