UNIPAR (UNIP6) em Expansão.
A controladora da Unipar (UNIP6), Vila Velha, tem nova aposta de expansão através da compra de ativos no Brasil e no exterior, inclusive. Ao Valor Econômico, o presidente do conselho de administração da química, Frank Geyer Abubakir, afirma que alvos na América e na Europa são as opções que serão levadas em conta na análise.
Segundo fontes relevantes, a controladora Vila Velha encerrou análises de uma possível fusão em potencial, juntamente com aquisição (M&A), que envolve a Unipar. Vila Velha afirma que seguirá orientando na condução dos negócios da empresa química para que haja crescimento e forte consolidação de mercado, seja por meio de aquisições oportunas ou por meios orgânicos.
Ainda segundo informações do Valor Econômico, foi aberto em junho o processo competitivo, logo após seus investidores manifestarem interesse na aquisição da Unipar ou na fusão à companhia. Mas ainda não chegaram em um modelo de gestão que agradasse a ambas as partes, mesmo com excelentes propostas, segundo revela Frank Geyer Abubakir.
Frank Geyer explicou ao jornal que as propostas mostravam um modelo de gestão compartilhada não saudável, levando em conta os impactos negativos na eficiência e, consequentemente, na sobrevivência do negócio, conforme sua visão.
“Levei mais de uma década para estruturar uma sucessão que não foi bem feita”. Quando se cria um sistema sem convergência de interesses, abre-se espaço para política dentro do conselho e na própria administração”, declarou com convicção o presidente.
Frank Geyer Abubakir foca na diversificação ocidental
Finalizados os procedimentos, Frank Geyer, presidente do conselho de administração da companhia química, afirma que um dos pontos a focar é a diversificação geográfica, sendo possível uma expansão no Ocidente.
No final de agosto deste ano, o Valor Econômico informou que a Unipar manifestou interesse na aquisição de ativos da Braskem (BRKM5) à Novonor, pelo Polo Petroquímico do ABC. Para ter acesso a eteno (hidrocarboneto que serve como matéria prima para a produção do PVC), essa seria uma jogada estratégica da Unipar, numa ação que faz parte do processo de desinvestimento da Novonor na Braskem.
Desde que assumiu a frente nos negócios da Unipar, Frank Geyer vem demonstrando sua determinação em fazer a empresa crescer, mas por outro lado, também deixa claro sua cautela na tomada de decisão. Prova disso é que mesmo durante uma época pandêmica, os negócios continuaram a demonstrar crescimento.
Onde muitos começaram a fechar as portas e aumentar a rotatividade, a Unipar sob o comando de Frank Geyer conservou o quadro de funcionários, defendendo a qualidade de vida e segurança dos mesmos. Isso só mostra que o foco na expansão existe, mas que a responsabilidade para preservar uma atuação justa no mercado, prevalece.