14.5 C
São Paulo
Domingo, 10 Novembro, 2024
spot_imgspot_img
InícioEntretenimentoAurora Boreal na Islândia: dicas para você realizar esse sonho

Aurora Boreal na Islândia: dicas para você realizar esse sonho

Aurora Boreal na Islândia: conheça dicas para realizar esse sonho

A aurora boreal é um fenômeno bastante impressionante, proporcionando um verdadeiro espetáculo de luzes coloridas no céu.

Por conta da sua beleza, muitas pessoas sonham em presenciar esse espetáculo da natureza.

Reunimos, neste artigo, tudo sobre o fenômeno, como ele se forma e os locais onde é possível apreciá-lo. Vamos juntos nessa viagem!

O que são as auroras boreais e onde elas se manifestam?

Para a grande maioria das pessoas, a aurora boreal é um conjunto de luzes intensas e coloridas que se movimentam no céu, caracterizando um dos fenômenos naturais mais belos de todo o planeta.

Cientificamente falando, elas ocorrem como cortinas luminosas no céu, mas também podem ser vistas na forma de arcos ou espirais, sempre acompanhando as linhas do campo magnético da Terra.

Uma das características que mais chama a atenção nas auroras boreais são suas belas cores. Sabe-se que os diferentes gases na Terra são os responsáveis pelas variações de cores das auroras, junto da altitude. Em linhas gerais, as auroras vêm das interações de partículas carregadas, provenientes do Sol, com as moléculas na atmosfera terrestre.

Para conseguir presenciar esse espetáculo da natureza, recomenda-se que você visite os países do extremo norte do planeta, como a Islândia.

Aurora Boreal na Islândia: dicas para você realizar esse sonho

Como falamos, a Islândia é um ótimo local para quem deseja apreciar a aurora boreal. Portanto, criamos um mini guia para te ajudar nessa missão, desde o planejamento da viagem até dicas para fotografá-las.

Como chegar à Islândia?

O primeiro passo para a sua viagem é saber como chegar lá. Como não existem voos diretos partindo do Brasil, a melhor maneira é pegar um voo para algumas cidades europeias, como Londres, Genebra, Paris ou Amsterdã, e fazer uma conexão para a Islândia. 

Também é possível ir pela América do Norte, apesar de geralmente ser mais caro. Caso você tenha um visto americano, é possível fazer a conexão nos Estados Unidos ou no Canadá.

A Islândia é um lugar que surpreende quem tem a oportunidade de visitá-la, como Cláudia Vieira Levinsohn, que viajou para lá e ficou encantada com os roteiros turísticos exóticos.

Qual a melhor época para presenciar as auroras boreais?

Para você realizar o sonho de apreciar a aurora boreal, o indicado é viajar entre os meses de outubro a março.

Dessa forma, as chances de visualizar o fenômeno são bem maiores, já que nesses meses incide pouca luz solar nessas regiões, tornando-o mais fácil de ser visto.

A nossa dica é verificar o calendário lunar, para escolher datas com a presença da lua nova, pois não estará tão aparente no céu. O pico das auroras é das 22h às 02h, portanto, agasalhe-se bem!

Fatores que interferem na visibilidade das auroras boreais

Como nem tudo são flores, existem alguns fatores que interferem na visibilidade das auroras boreais. Um deles é a presença de nuvens e a poluição das cidades. Se tiver como, pegue um carro ou, com a ajuda de um guia local, vá para locais mais afastados das cidades. Assim, você poderá vê-la em toda a sua beleza.

Dicas para “caçar” auroras boreais

A melhor forma de ir à “caça” das auroras boreais é, sem dúvida, com a ajuda de guias locais especialistas. Afinal eles possuem toda a tecnologia para saber quais locais estão mais favoráveis ao seu aparecimento, horários, além de conhecerem as melhores condições.

Além disso, você pode utilizar alguns aplicativos que auxiliam na busca pelas auroras, mas isso é assunto para outro tópico.

Fotografando esse fenômeno natural

Registrar esse momento tão especial é um dos objetivos dos viajantes e caçadores de auroras boreais. Porém, saiba que existem alguns “macetes” que facilitam o registro.

E aqui vai uma dica de ouro: coloque um tripé na sua mochila e uma câmera ou smartphone, que permitam configurações manuais para a foto. A dica é selecionar um valor de ISO elevado, entre 1600 a 3200, foco infinito e tempo de abertura do obturador entre 5 e 30 segundos.

Assim, sua foto ficará estável e o fenômeno, registrado para a eternidade!

Aplicativos e site que ajudam na busca pelas auroras

Como falamos anteriormente, existem aplicativos e sites que indicam os melhores lugares e a probabilidade de ver as auroras, conforme as condições do tempo 一 tudo isso em tempo real!

Um desses aplicativos é o Northern Eye Aurora Forecast e está disponível para download tanto na Play Store como na Apple Store.

Esperamos que você tenha apreciado o nosso guia sobre a aurora boreal e que ele te ajude a programar a sua viagem para a Islândia.

Até a próxima!

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler