14.5 C
São Paulo
Segunda-feira, 25 Novembro, 2024
spot_imgspot_img
InícioNegóciosAtuação das mulheres se fortalece no agronegócio do país

Atuação das mulheres se fortalece no agronegócio do país

Confira: Atuação das mulheres se fortalece no agronegócio do país

A atuação das mulheres no campo vem se fortalecendo de maneira significativa no Brasil, incentivando a inovação no cenário do agronegócio.

Essa posição se tornou possível graças ao incentivo de grandes empresas e instituições que promovem debates e medidas de bem-estar para trabalhadores do gênero feminino, inclusive em cargos administrativos e de liderança.

No entanto, é importante ampliar o reconhecimento dessas colaboradoras em todos os setores de trabalho, algo que vem sendo feito no país.

Conheça mais sobre a atuação das mulheres no campo e seu impacto no agronegócio.

Qual a importância de ter mulheres no agronegócio do país?

A ocupação das mulheres em diferentes cargos dentro do agronegócio no Brasil incentiva a diversidade e representatividade no mercado de trabalho, contribuindo para a igualdade de gêneros.

Além disso, o perfil feminino, em funções de destaque, apresenta tendência para utilizar suas redes de contato como ferramenta de apoio, aumentando o sucesso nas atividades do campo.

Com um perfil inovador para gestão de negócios, a atuação do gênero feminino se tornou um diferencial que está impulsionando o setor em âmbito nacional e internacional.

Quais são os fatores que têm levado ao crescimento da participação das mulheres no agronegócio?

O aumento da atuação das mulheres no campo nos últimos anos ocorreu, principalmente, pelo incentivo de grandes corporações e instituições.

Nomes como o Agronegócio Estrondo e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) promoveram atividades que possibilitaram uma maior participação desse público. 

Além disso, a ampliação do mercado de trabalho e a expansão das atividades do setor também são fatores que contribuíram para a inserção do gênero dentro desse cenário.

E como é o cenário no exterior?

No exterior, a atuação das mulheres no campo também é incentivada por instituições públicas e grandes corporações.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2018, o Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado em 15 de outubro, para comemorar o avanço da força feminina nesse meio.

Além disso, organizações como a Forbes incentivam a realização de prêmios e campanhas de destaque para evidenciar o protagonismo das mulheres no agronegócio.

No entanto, o Brasil continua sendo um dos países de destaque nessa participação. Segundo um levantamento do IBGE em março de 2022, a liderança feminina no setor já corresponde a 19%, representando um crescimento de 6% em 11 anos.

Enquanto isso, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) iniciou celebrações como o Prêmio Mulheres do Agro, além dos congressos entre mulheres que atuam no campo. A 6° edição do evento, realizada em 2021, reuniu mais de 2500 participantes em toda a América Latina.

Premiações de gestão inovadora e reconhecimento de iniciativas no agronegócio, com foco nos pilares econômico, social e ambiental, também atraem a atenção internacional para o cenário brasileiro.

Ainda, vale mencionar que grandes empresas do setor já incentivam a participação feminina em cargos de destaque. O Agronegócio Estrondo, por exemplo, sempre conta com mulheres em seu quadro de colaboradores.

Com isso, permite que o Brasil se destaque em relação ao exterior, especialmente nos resultados obtidos a partir da atuação das mulheres no campo.

Vale a pena incentivar a atuação das mulheres no campo?

A participação das mulheres no agronegócio não apenas possibilita uma maior igualdade de gêneros no mercado de trabalho, como também promove inovação nesse cenário, trazendo perfis diferenciados e visões inspiradoras para o setor.

No segmento internacional, esse investimento também permite que o Brasil se destaque positivamente, incentivando outras colaboradoras a contribuírem para a produção no campo.

Por isso, vale a pena seguir o exemplo de empreendimentos como o Agronegócio Estrondo, e incorporar a força feminina em seu quadro de colaboradores.

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler