14.5 C
São Paulo
Sexta-feira, 1 Novembro, 2024
spot_imgspot_img
InícioEconomiaGás natural: solução barata e limpa para o Brasil

Gás natural: solução barata e limpa para o Brasil

Dentre os combustíveis fósseis mais citados quando se trata de transição energética, o gás natural possibilita grandes oportunidades para o Brasil por ser uma solução limpa, eficiente e com um grande potencial de reduzir custos em sua produção e transporte.

Esse combustível possui grande potencial para substituir o consumo doméstico e também industrial. Eduardo Navarro Antonello, especialista em energia, comenta que o gás natural “é considerado fundamental para a transição energética por sua flexibilidade e capacidade de atender ao rápido crescimento da demanda alimentado pela eletrificação dos usos. Além de ser provavelmente a melhor e a mais barata alternativa para intermitência e sazonalidade das energias renováveis”.

Diante de tantos benefícios para o setor socioeconômico do país e, também, para o meio ambiente, a expectativa é que mais demanda de gás natural seja gerada para manter os poços de produção firmes e com boas produções, tendendo a levar à independência energética do país.

Gás Natural é uma solução barata, limpa e eficiente

O gás natural é o combustível fóssil mais limpo que existe dentre os principais combustíveis fósseis do mundo. Comparado com o petróleo, ele possui uma combustão inferior, emitindo 30% menos dióxido de carbono. Comparado ao carvão, esse valor chega a 50%.

Solução limpa e eficiente, o gás natural é fundamental para a transição energética do Brasil e, segundo o consultor Eduardo Navarro Antonello, fundador da Golar Power e da Macaw Energies, “o gás natural desempenha um papel importante na geração de energia e é uma solução simples e imediata para a descarbonização da eletricidade e da indústria – especialmente em setores de alto consumo de energia (mineração, aço, cimento etc.)”.

Gás natural para substituir o diesel

A demanda de gás natural vem crescendo muito. De 2015 a 2021, o aumento foi de 9% ao ano. Uma das soluções imediatas para que esse número cresça ainda mais, é a utilização do GNL para substituir o diesel.

Por se tratar de uma fonte de energia limpa, o gás natural pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 30% quando comparado com o diesel e com a gasolina convencional. Essa substituição é interessante para ônibus e caminhões pesados.

Essa medida, traria boas projeções econômicas, tendo em vista que é possível a redução de custos de transporte, conforme afirma Eduardo Navarro Antonello, em seu artigo para o Petróleo Hoje: “O uso do gás natural para substituir o diesel seria uma alternativa prática e rápida de ser implementada no Brasil. Além de reduzir ainda mais as emissões de carbono, essa transição também traria benefícios para a economia, como a redução do custo do frete rodoviário”.

Impacto positivo do ponto de vista econômico e ambiental

O gás natural é uma solução verdadeiramente eficiente, que traz bons impactos positivos tanto do ponto de vista econômico, por ser barato e apresentar vantagens de reduções de possíveis custos, quanto do lado ambiental por ser uma fonte de energia limpa, que demonstra reduzir os níveis de combustão.

Os benefícios desse combustível devem ser cada vez mais difundidos para que a independência energética, que pode trazer inúmeros benefícios nacionalmente, esteja cada dia mais perto da realidade de todos os brasileiros, que também serão impactados por esses acontecimentos. 

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler