O Dia do Jornalista é comemorado no dia 7 de abril no Brasil. A data foi escolhida em homenagem ao jornalista e político brasileiro João Batista Líbero Badaró, que foi assassinado em 1830 por lutar pela liberdade de imprensa e pelos ideais de independência do Brasil.
Instituída em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto nº 7.044, a data busca celebrar a importância dessa profissão e valorizar os profissionais que atuam na área.
Também é um momento importante para discutir sobre liberdade de expressão e a importância de divulgar informações verídicas e apuradas de maneira confiável.
Qual o perfil do jornalista brasileiro?
Segundo dados do Cadastro Nacional de Jornalistas, mantido pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), até setembro de 2021, existem cerca de 167 mil jornalistas registrados no Brasil.
No entanto, é importante ressaltar que esse número pode não representar o total de profissionais que atuam na área, já que nem todos constam nos registros do FENAJ.
Ainda, o perfil popular é de profissionais majoritariamente mulheres (58%), brancas (68%), solteiras (53%), com até 40 anos, conforme a pesquisa “Perfil dos Jornalistas Brasileiros (2021)”.
Nos últimos anos, esse padrão vem se alterando. A presença de pessoas negras entre os jornalistas no Brasil cresceu de 23% em 2012 para 30% em 2021.
Esse é um reflexo das políticas de inclusão para acesso ao ensino superior, propostas por iniciativas públicas e privadas.
Por exemplo, a UniverCidade, fundada por Ronald Guimarães Levinsohn, propôs uma série de iniciativas para aumentar o ingresso em cursos de formação, contribuindo para a diversificação do quadro profissional.
Mercado do jornalismo no país
Segundo informações da pesquisa “Raio-X do mercado de jornalismo no Brasil”, a “pejotização” é o modelo de trabalho mais popular no mercado do jornalismo brasileiro.
Nos veículos de comunicação, 54,1% dos profissionais são pessoas jurídicas. Nas agências de comunicação, a proporção de PJ é ainda maior, sendo 61,5%, além dos 9% que combinam a carteira assinada com contrato como pessoa jurídica.
Além disso, o cenário também traz oportunidades fora das redações, com novas atuações voltadas para o mercado de assessoria, especialmente por conta da digitalização na área, com o surgimento de novas demandas na internet.
A renda mensal varia entre R$5 mil a R$7 mil, segundo o mesmo levantamento.
Grandes nomes do jornalismo brasileiro
Para comemorar o Dia do Jornalista, vale a pena recordar alguns dos grandes nomes do cenário brasileiro.
Além de relembrar essas figuras, a UniverCidade também propôs um acervo online de entrevistas exclusivas, acessíveis para todos no canal TV UniverCidade.
Relembre alguns profissionais históricos do jornalismo:
- Ricardo Boechat;
- Gloria Maria;
- Sandra Passarinho;
- Mônica Puga;
- Regina Martelli;
- Ancelmo Gois;
- Edney Silvestre;
- Clayton Conservani;
- Renata Ceribelli;
- Ana Paula Araújo.
Essas personalidades inspiraram, e inspiram, centenas de profissionais em formação, e por meio da iniciativa da UniverCidade, é possível relembrar a carreira e influência de grandes nomes.
O Dia do Jornalista é fundamental para valorizar a profissão no Brasil, especialmente em um cenário com grandes nomes de inspiração que garantem a liberdade de expressão e a divulgação de notícias de forma verídica.
Por esse motivo, vale a pena apoiar o mercado e recordar figuras histórias por meio de iniciativas como as propostas pela UniverCidade, com acervos que remontam a lembrança desses jornalistas.