No mês de junho, Brasília receberá o maior evento de tecnologia e inovação do Legislativo – o EnGITEC. Com inscrições abertas, a 13ª edição do EnGITEC inspira-se no tema: “Rumo ao Parlamento do Futuro”.
Em 2022, 54 câmaras municipais de 16 estados participaram do Encontro. A Assembleia Nacional de Guiné-Bissau também enviou representantes. Os encontros são um desdobramento do grupo Interlegis de Tecnologia, o GITEC, um ambiente virtual pioneiro do Programa Interlegis, em que técnicos em TI de todo o Brasil – em sua maioria, servidores do Legislativo municipal especialistas em Tecnologia da Informação – apresentam problemas e propõem soluções tecnológicas com impacto direto no desenvolvimento dos trabalhos legislativos das câmaras municipais.
A natureza colaborativa do EnGITEC foi ressaltada no último encontro com a realização de 12 oficinas e 15 palestras. Os treinamentos e apresentações são feitos por servidores legislativo, tanto de câmaras, como de assembleias e do próprio Senado Federal, e por convidados externos.
O benefício para as casas legislativas que enviam servidores ao evento é imediato. Após o EnGITEC, os participantes estão embasados para implementar projetos mais produtivos nas casas. Na edição de 2022, alguns desses cases foram apresentados.
Os vereadores também são público cativo dos EnGITECs, como comprova a vereadora Regiane Mattos, da Câmara de Boa Vista – RR: “vivenciar e compartilhar as experiências do EnGITEC fazem toda a diferença no exercício do mandato parlamentar”.
Sobre o 13° EnGITEC – Rumo ao Parlamento do Futuro
Alguns assuntos a serem abordados esse ano: inteligência artificial; nova lei de licitações; Lei Geral de Proteção de Dados; Governança e transformações da sociedade impostas pelas novas tecnologias, apontam diretrizes para tornar Parlamento mais forte, transparente e próximo da população.
Inscreva-se em engitec.interlegis.leg.br ou clique aqui.
Fonte: Senado Federal