O crescimento populacional nas grandes cidades tem gerado um desafio cada vez maior: a mobilidade urbana.
O aumento do número de veículos em circulação tem sobrecarregado o trânsito, resultando em congestionamentos frequentes, longo tempo em deslocamentos e impactos negativos na qualidade de vida das pessoas.
Para tentar solucionar parte do problema, surgiram os corredores de ônibus, que visam priorizar o transporte coletivo. O objetivo é melhorar o trânsito de veículos, reduzir o tempo de deslocamento dos passageiros em suas viagens, tornando-o ainda mais seguro e sustentável, e facilitar a circulação de pedestres nas calçadas.
Importância dos corredores de ônibus
A mobilidade urbana é um desafio nas grandes cidades do Brasil e do mundo. E não é por menos. Com o aumento populacional e, consequentemente, mais pessoas comprando veículos, o número destes em circulação tem sobrecarregado o trânsito. O resultado?
Congestionamentos diários, tempos de deslocamento prolongados, desgaste emocional dos usuários e impactos negativos na qualidade de vida.
Para criar um caminho para um transporte coletivo mais ágil e seguro, surgiram os corredores de ônibus, que têm se mostrado uma solução eficiente e comprovada para melhorar a mobilidade urbana.
E não só isso. Essas vias exclusivas destinadas aos ônibus têm transformado a forma como as cidades encaram o trânsito, oferecendo uma alternativa eficiente para os deslocamentos diários.
Um dos principais benefícios dos corredores de ônibus é que eles proporcionam uma experiência de transporte coletivo mais ágil, encurtando os tempos de viagem e reduzindo atrasos. Livres das interferências do trânsito comum, os ônibus circulam com maior fluidez, garantindo a pontualidade e previsibilidade para os passageiros.
E os dados comprovam isso. Segundo avaliação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as faixas exclusivas de ônibus proporcionam ao dia a dia dos passageiros que utilizam o transporte coletivo, um grande ganho em economia de tempo: a duração das viagens foi reduzida em até 40 minutos por dia.
Outro reflexo dos corredores de ônibus é que ao reservar as vias exclusivas para esse tipo de transporte, o transporte público é valorizado e priorizado, o que representa um importante passo rumo a um futuro com menos carros particulares nas ruas e uma maior utilização do transporte coletivo, reduzindo congestionamentos e melhorando a circulação de todos os veículos nas vias urbanas.
Dessa forma, outro benefício dos corredores de ônibus se destaca ao aumentar a segurança no transporte público, uma vez que ao eliminar o compartilhamento da pista com outros veículos particulares, o risco de acidentes é reduzido, proporcionando viagens mais seguras para todos.
Esse ambiente mais seguro é essencial para garantir a confiança das pessoas no uso do transporte coletivo, estimulando a adesão e a preferência por essa modalidade de deslocamento.
E tudo isso é reforçado pelo diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho, ao destacar estudos e pesquisas realizados periodicamente que indicam que a percepção do passageiro sobre a qualidade do sistema está associada prioritariamente à eficiência dos serviços, que é percebida nos deslocamentos diários como rapidez e confiabilidade. “Este é um dos aspectos mais significativos para entender a perda de passageiros: presos no trânsito comum os ônibus perdem velocidade comercial, o que compromete a rapidez das viagens e, consequentemente, o tempo de espera no ponto deixa de ser previsível afetando a confiabilidade do serviço”, salienta.
Por tudo isso, segundo os especialistas, a criação de vias exclusivas para o tráfego dos ônibus é um caminho sem volta nas grandes cidades.
Entenda como os corredores de ônibus auxiliam no urbanismo de uma cidade
Os corredores de ônibus desempenham um papel fundamental como catalisadores para um planejamento urbano integrado e sustentável.
Essas vias exclusivas destinadas ao transporte coletivo vão além de proporcionar um deslocamento ágil e seguro, são peças-chaves na reorganização das cidades e no estímulo à adoção de políticas urbanas mais inteligentes e inclusivas.
O diretor da Viação UTIL Jacob Barata Filho concorda. Segundo ele, a elaboração de uma política de transporte coerente e ajustada é fundamental para o desenvolvimento urbano e para a sua continuidade. “Cabe às autoridades públicas estimular os transportes coletivos, inibindo o automóvel particular, por exemplo. Mas é hora de se discutir também a governança pública e privada”, defende.
As faixas exclusivas surgiram como uma possibilidade de melhoria no tempo de deslocamento, viabilizando ao transporte coletivo maior velocidade operacional, tornando desta forma uma opção viável para os condutores de automóveis, incentivando-os a mudança de modal.
Mas as mudanças não se limitam ao trânsito. Os corredores de ônibus desempenham um papel fundamental no urbanismo de uma cidade, pois vão além de serem meras vias exclusivas para o transporte público. Eles atuam como elementos-chaves para uma abordagem mais integrada e estratégica do planejamento urbano, impactando positivamente diversos aspectos da cidade e melhorando a qualidade de vida de seus habitantes. “As faixas exclusivas para os ônibus são a medida mais eficaz e barata adotada na maior parte das grandes cidades em todo o mundo. Vemos as faixas exclusivas em cidades como o Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Londres e Nova York. Em todo o mundo, gestores estão implementando intervenções urbanas que priorizem o ônibus em meio ao trânsito em geral”, completa Jacob Barata Filho.