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Sexta-feira, 3 Maio, 2024
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A ESTRATÉGIA DO MARKETING DIGITAL ESPORTIVO

De acordo com as empresas Hootsuite e We Are Socialexistem mais de 4 bilhões de pessoas conectadas a internet no mundo. Assim, o Brasil é o terceiro país que mais fica online, com uma média superior as 9 horas – todos os dias. Dessa forma, os brasileiros tem uma representatividade marcante no tempo gasto na internet, principalmente, em redes sociais, onde só no Facebook existem mais de 102 milhões de usuários compartilhando momentos. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para o Marketing Digital Esportivo.

O que é Marketing Digital Esportivo?

marketing digital iniciou-se a partir do marketing tradicional, porém focado, exclusivamente, em canais digitais que são eles: redes sociais, sites, blogs, vídeos, e-mail marketing, entre diversos outros.

Quando falamos de marketing digital no universo esportivo, focamos ainda mais em uma especialidade relacionada ao esporte e suas estratégias utilizando estas técnicas. Sendo assim, o marketing digital surgiu em 1986, onde foi criado o primeiro software de gestão de dados digital da história. Entretanto, a evolução, de fato, se iniciou na década de 90, quando ocorreu um vasto crescimento de investimento no desenvolvimento de sistemas e soluções com objetivo de melhorar a vida no trabalho e em funções até então manuais e complexas.

Nestes anos, já tínhamos um grande apelo aos eventos esportivos como a Copa do Mundo, Olimpíadas, campeonatos nacionais, entre outras competições esportivas, porém, muito atrelado e dependente dos meios de comunicações da época: TV, jornal e rádio.

Apenas nos anos de 2000 iniciamos uma importante evolução na era digital com diversos novos meios de comunicação, criando uma velocidade maior na troca de informações e conteúdo. Assim, este crescimento também foi prioritário para comunicação e jornalismo esportivo, criando assim uma forma de se comunicar otimizada para cada esporte e equipe.

Benefícios de ter uma estratégia na Área Esportiva!

Exatamente por rodar em um mundo online, o marketing digital surge com inúmeros aspectos positivos em comparação com os formatos de marketing offline. Assim, uma vez que não lidar com impressão em papel ou veiculação em grandes emissoras, o processo de produção do marketing digital é mais prático.

Mas as vantagens não param por aí. Dessa forma, o marketing digital também ganha pontos por ter um sistema de acompanhamento de resultados melhor e mais apurado que qualquer outro meio offline. Além disso, se algo não sair como o esperado com sua campanha, é possível fazer correções com ela ainda em andamento.

Por isso, o marketing digital é a melhor – e mais acessível – maneira de aumentar a visibilidade da sua marca e gerar novos negócios nos dias de hoje.

Algumas estratégias que podem ser adotadas neste segmento!

Estratégias de Marketing Digital

Existem inúmeras estratégias de marketing digital disponíveis para qualquer tipo de empresa. Porém, destacaremos algumas que costumam dar certo no ambiente esportivo. Assim, acompanhe os tópicos a seguir e conheça todas.

1- Venda de camisas e outros artigos de merchandising na Loja Online

Muitas vezes, já contratam um atleta renomado com objetivo de usar a sua imagem pública como forma de aumentar as receitas. Assim, usando o futebol como exemplo, a venda de equipamentos e objetos relacionados à imagem do atleta é uma das cinco mais importantes fontes de lucro de qualquer clube de grande dimensão. Dessa forma, atualmente, muitos torcedores não dispõem de tempo para se locomover até uma loja física para adquirir uma camisa ou outro objeto. Por isso, ter uma loja online é totalmente indispensável para obter sucesso com o Marketing Digital.

2- Divulgação e promoção dos jogos

É função da equipe do marketing divulgar as partidas e encontrar meios criativos e chamativos de atrair os adeptos do esporte ao estádio. Assim, com o andar do campeonato, é muito comum que a procura por ingressos diminua – independente do esporte. Como resultado, é necessário que este grupo de profissionais encontre novas formas de promover e obter um fluxo maior do público no estádios. A oferta deve ser tentadora, para que os torcedores se motivem a irem ao jogo, ao invés de ficar no sofá assistindo a partida pela TV.

3- Fazer promoções em datas especiais

Uma das formas mais inteligentes de atrair torcedores é fazer promoções em cima do valor dos ingressos em datas especiais: dias da mães, dia dos pais, dia das crianças, etc. Também é válido liberar ingressos gratuitos de alguns jogos para ONG’s e sortear outros nas redes sociais.

4- Parcerias

É muito importante continuar a busca por parcerias para a expansão de outros negócios. Assim, quanto maior o número de empresas renomadas sendo parceiras de seu clube, mais reconhecido e noticiado você será pela mídia e pelas pessoas.

5- Redes Sociais

As redes sociais detém uma importância inigualável em qualquer negócio, e não é diferente no esporte. Cada vez mais as pessoas passam mais tempo nelas, logo, é preciso utilizar este tempo para que seus torcedores interajam com o clube de coração. Por isso, é necessário se fazer presente nas principais redes sociais e que cada página seja atualizada constantemente – sempre oferecendo conteúdo relevante. Além disso, é importante promover a interação do público com a equipe, seja por meio de enquetes, resultados dos jogos ou até informando parcial de ingressos.

Através destas grandes Estratégias de Marketing Digital, a sua organização terá um grande Aumento nas Vendas! Além disso, será muito mais fácil iniciar novas estratégias em qualquer etapa!

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