14.5 C
São Paulo
Segunda-feira, 20 Maio, 2024
spot_imgspot_img
InícioNegóciosAs regiões brasileiras na agricultura

As regiões brasileiras na agricultura

Regiões Agrícolas do Brasil

A agricultura é uma das atividades econômicas mais rentáveis no Brasil. O cultivo contribui para o PIB (Produto Interno Bruto) do país. Dessa forma, é interessante entender melhor como funciona a agricultura em cada região brasileira

Por ser um país muito grande, cada região do Brasil tem suas peculiaridades. E isso se mostra na agricultura também. Esse conteúdo vai buscar explicar quais produtos são cultivados em cada parte do país e como isso impacta na economia.

As expectativas da agricultura no Brasil 

A agricultura começou a se desenvolver no Brasil a partir do século XVI com o cultivo da cana de açúcar. Mais tarde, outros produtos, como o café e algumas frutas, também começaram a chamar a atenção de importadores. Hoje, o país é destaque na agricultura e na importação de vários cultivos. 

Esse crescimento na importação e no desenvolvimento da agricultura no Brasil contribui para o crescimento econômico do país. Apesar de representar pouco mais de 6% do PIB brasileiro nos últimos anos, a atividade traz bilhões de reais para dentro do Brasil. 

O investimento em tecnologia para a agricultura só cresce porque o país oferece vantagens competitivas como:

  • Solo para plantio em abundância;
  • Grandes quantidades de água disponível;
  • Boa luminosidade;
  • Temperatura favorável quase o ano inteiro.

Dessa forma, fica cada vez mais fácil para o Brasil se destacar na agricultura mundial. O agronegócio e a agropecuária geram empregos e trazem benefícios para o país. Mesmo com a pandemia, que afetou o setor, já pode se notar uma superação dessas dificuldades e um novo direcionamento para o crescimento.

A participação das regiões brasileiras na agricultura 

Cada uma das cinco regiões do Brasil tem um papel extremamente importante na agricultura. Isso porque o solo e as características de cada lugar são favoráveis para tipos diferentes de culturas. O que favorece o setor como um todo e aumenta o número de produtos a serem vendidos e importados. Conheça, agora, um pouco sobre quais cultivos predominam em cada região.

Região Sul

Os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são conhecidos pelo plantio de soja, milho, arroz, cana e algodão, entre outros produtos. Além disso, a região sul também contribui para a pecuária nacional. Vale a pena observar que cerca de 70% da produção de trigo e soja do Brasil vem da região sul. Esses e outros produtos plantados aqui são exportados para países de diversos continentes.

Região Sudeste

Dados do IBGE apontam que São Paulo é responsável por 15,5% da produção de soja no Brasil. Além disso, a região sudeste como um todo ganha destaque no plantio de cana-de-açúcar. O café e a laranja são outros fortes desses estados. 

Região Centro-Oeste

Além da predominância da criação de gado, a região centro-oeste do Brasil também tem outras características na agricultura. Alguns dos produtos cultivados são a soja, o milho e o arroz. O IPEA revelou que a região também lidera a produtividade média agrícola no Brasil por conta das crescentes inovações tecnológicas.

Região Norte

A mandioca e o arroz são alguns dos produtos predominantemente cultivados na região norte do Brasil. Em 2020 houve um aumento de 5,2% na produção de grãos, como a soja e o milho. Nos últimos anos, a região norte tem ultrapassado outras partes do Brasil em questão de desenvolvimento e faturamento, o que só traz benefícios para todo o país.

Região Nordeste 

A região nordeste é conhecida pela produção de hortifruti. Destacam-se o cultivo de melão, manga e abacaxi. O Oeste da Bahia também abriga uma enorme área de Cerrado com significativa participação na agricultura. Olhando para essa região, a Delfin Rio desenvolve um projeto, há mais de 20 anos, para implantação da agricultura na cidade de Formosa do Rio Preto, por meio de um rigoroso processo de licenciamento ambiental.

“Com esse projeto, já conseguimos contribuir com a produção de mais de 65 mil hectares na safra 2021, resultando em 311 mil toneladas de soja, milho e algodão”, declara Daniel Ferraz, gerente Administrativo e Financeiro da Delfin Rio

Aumentos expressivos na economia

De modo geral, o crescimento da agricultura no Brasil tem muito a ver com cada região do país. As peculiaridades de solo e clima fazem com que o cultivo seja único em cada parte, mesmo que estados diferentes plantem a mesma coisa. Assim, é possível observar como essa atividade cresce e traz aumentos expressivos na economia brasileira.

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler