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Quinta-feira, 31 Outubro, 2024
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BUZZ MARKETING: SUA MARCA DA BOCA DO POVO

BUZZ MARKETING: SUA MARCA DA BOCA DO POVO

Buzz Marketing são práticas planejadas pela sua empresa para que sua marca esteja presente nas rodas de conversas, grupos de aplicativos, mídias sociais sendo debatida e divulgada.

Já refletiu alguma vez sobre o motivo que faz uma marca anunciar seu produto em um intervalo de horário nobre da televisão, gastando em torno de 1 milhão de reais para uma exibição de 30 segundos? Para vender mais, claro, mas pense que o grande objetivo é tornar sua marca conhecida e ser referência no seu nicho. 

“Empresas que costumavam usar a mídia para entregar informações, agora tornaram-se a mídia, elas próprias” – Andrew Nachison

As estratégias Buzz Marketing estão hoje à sua disposição com o objetivo de projetar a sua marca através dos próprios leads, que serão os seus principais agentes de divulgação. Não há melhor forma de ser conhecido do que estando nas conversas, sendo o assunto. Veja como é possível trabalhar essas técnicas, tornando-se uma autoridade reconhecida em seu ramo.

O que é?

Buzz Marketing é uma técnica que tem a missão de divulgar a sua marca, colocar o seu produto em evidência, sendo debatido espontaneamente pelos consumidores. Nesse momento você gera engajamento, ganha visibilidade.

Toda exposição adquirida constrói um alicerce sólido para que seu negócio seja apresentado ao mercado e garanta crescimento e retorno em vendas. 

Como fazer?

O Buzz Marketing colocará sua marca em evidência, mas como? 

A prioridade imediata é o foco em um grupo denominado como os pioneiros (early adopters), são pessoas que compõem uma categoria que gostam de ser os primeiros a comprar um produto novo ou mesmo estrear uma marca nova.

Dessa forma eles darão a primeira notícia, lançam a semente para que a marca entre nas discussões. Esse perfil garante um grupo de consumidores que sempre terão novidades para contar, na verdade sempre estão à procura, não é difícil encontrá-los.

Eles dão o primeiro feedback, apontam para soluções, procuram pessoas do nicho, direcionando para o público ideal, proporcionando o reconhecimento da empresa e afirmando a presença da marca no mercado.

“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais uma pessoa do que uma recomendação de um amigo de confiança. Uma referência de confiança é o Santo Graal da propaganda.” – Mark Zuckerberg

Ouvir, Reunião Informal, Bate Papo, Escritório, Pessoas

Retorno

O avanço das tecnologias e o crescimento das mídias sociais mudou o comportamento das pessoas, consequentemente o perfil do consumidor de hoje é outro. as informações são trocadas em tempo instantâneo. 

Por exemplo, uma secretária executiva compra uma cafeteira de cápsulas para a sua mesa de trabalho, ao chegar o produto, a primeira coisa que fará é publicar em suas mídias sociais a aquisição que lhe trará prazer durante o dia intenso de trabalho.

  • O Buzz Marketing demanda a elaboração de campanhas eficientes que envolvam os pioneiros do mercado garantindo retornos como:

  • Credibilidade: a fala dos early adopters tem grande aceitação entre os demais consumidores, devido ao conhecimento do nicho e a experiência adquirida com o tempo. A fala deles garante credibilidade a sua marca.

  • Alcance: O alcance das estratégias Buzz Marketing é muito maior porque acontece em progressão geométrica, uma pessoa influencia 3, que influenciam 9 e assim por diante. Além das mídias sociais, uma pessoa que tem 500 amigos tem acesso a grande parte deles.

  • Custo: a demanda de investimento é bem menor do que em campanhas tradicionais, porque o investimento é no fluxo orgânico, você não vai pagar pessoas para falar bem da sua marca, os pioneiros são consumidores conquistados pela utilidade do produto. Sua demanda é um produto de qualidade e estratégias efetivas de divulgação. 

Conhecendo o conceito de Buzz Marketing, invista em campanhas efetivas e que pouco oneram seu orçamento. A sua responsabilidade é oferecer um bom produto e deixar que ele caia na boca do povo.  

“O objetivo do marketing é entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se ajusta a ele e se vende sozinho.” – Peter Drucker

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