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Quinta-feira, 16 Maio, 2024
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Como aplicativos podem ajudar na mobilidade urbana dos ônibus

A tecnologia e a mobilidade urbana estão convergindo em uma parceria que está transformando a forma como as pessoas se deslocam nas cidades, e os aplicativos estão na vanguarda dessa revolução.

Quando se trata de transporte público, essas inovações têm trazido uma série de benefícios para os usuários de ônibus coletivos e para o próprio espaço urbano.

É que um app mobilidade tem o poder de melhorar de forma significativa a maneira como os ônibus operam nas cidades, tornando o sistema de transporte público mais eficiente e conveniente.

Como a tecnologia pode ajudar no transporte público?

No dia a dia cada vez mais dinâmico das cidades, a mobilidade urbana se torna crucial no cotidiano das pessoas.

O crescimento populacional, a urbanização acelerada e a crescente dependência de veículos particulares têm criado um cenário de trânsito congestionado, poluição do ar e estresse para os cidadãos.

Enfrentar esses desafios é essencial para criar cidades mais habitáveis, sustentáveis e eficientes. “Problemas de mobilidade urbana são comuns às metrópoles mundiais e nem as mais ricas e bem equipadas estão livres deles, convivendo com a presença maciça dos automóveis particulares, congestionamentos e toda a sorte de efeitos adversos, sejam eles ambientais, energéticos, sociais ou econômicos”, explica o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho.

Para tentar mudar esse cenário, os aplicativos com foco na mobilidade urbana surgiram para melhorar a experiência do usuário do transporte público, com o objetivo principal de facilitar e otimizar a locomoção.

E não é por menos. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o brasileiro leva, em média, cerca de 2h50 para ir ao trabalho ou a consultas médicas, para o lazer ou compras.

Entre os recursos já disponíveis, é possível destacar alguns benefícios para os usuários do transporte público. São eles:

Agilidade no pagamento: muitos desses aplicativos permitem que os passageiros comprem bilhetes ou efetuem pagamentos diretamente pelo smartphone. Isso significa que você não precisa mais se preocupar em ter dinheiro trocado ou bilhetes físicos, tornando o embarque mais rápido e eficiente. Sem contar que evita o contato com dinheiro em espécie, aumentando também, a segurança dos usuários.

Acompanhamento de rotas e tempo de espera: um app de mobilidade mantém os usuários informados sobre qualquer alteração nos serviços, como atrasos, desvios de rota ou interrupções. É possível acompanhar as rotas dos ônibus, além de conferir o tempo estimado de espera no ponto de ônibus no qual o passageiro estiver. Essas atualizações em tempo real ajudam a minimizar surpresas desagradáveis durante a jornada.

Colaboração com o meio ambiente: com a facilidade oferecida por um app mobilidade, muitas pessoas acabam optando por deixar seus carros em casa para utilizar o transporte público. O resultado? Menos carros circulando pelas ruas e, consequentemente, menos poluição.

Para o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho, estudos e pesquisas realizados periodicamente indicam que a percepção do passageiro sobre a qualidade do sistema está associada prioritariamente à eficiência dos serviços, que é percebida nos deslocamentos diários como rapidez e confiabilidade.

“Conforto e inovações tecnológicas refletem a percepção do cliente sobre a qualidade ofertada. O passageiro deseja que a tecnologia seja incorporada facilitando o planejamento das viagens através de aplicativos, por exemplo, e incorporando veículos modernos, menos poluentes como os ônibus elétricos ou híbridos”, completa.

Transporte público sendo favorecido pela mobilidade urbana

Congestionamentos, poluição do ar e estresse no trânsito são alguns dos problemas que afetam a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Para enfrentar esses desafios, o investimento em transporte público, combinado com aplicativos de mobilidade, tornou-se uma solução essencial.

E são muitos os motivos para isso, a começar pelo fato que, um transporte público de qualidade e que funcione, apoiado por aplicativos que oferecem informações em tempo real, planejamento de rotas e opções de pagamento digital, incentiva mais pessoas a deixarem seus carros em casa. Além de reduzir o congestionamento, aliviando a pressão sobre as vias urbanas, quem ganha com isso também é o meio ambiente, com a redução de gases poluentes.

Outro ponto a ser observado é que os aplicativos são projetados para serem acessíveis a todas as camadas da sociedade, tornando o transporte público mais inclusivo para pessoas de todas as idades e origens.

De acordo com o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho, tecnologia e modelos de gestão inovadores, paradoxalmente, colocam em evidência a dimensão humana no transporte público, as pessoas que o transporte público conecta.

“O transporte público está se redefinindo a partir de uma cultura orientada para as pessoas, é lógico e imperativo para um serviço que conecta pessoas em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas. Neste cenário de super conexão o transporte público precisa se humanizar, o setor precisa se adaptar a um ambiente em transformação acelerada e contínua, determinado pela evolução das expectativas do cliente e pelas mudanças tecnológicas”, reforça.

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