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Conheça a história do transporte público no Brasil

A história do transporte público no Brasil é um retrato multifacetado do desenvolvimento das cidades, dos avanços tecnológicos e das transformações sociais ao longo dos anos.

Desde os primórdios da colonização até os dias atuais, o transporte público desempenhou um papel fundamental na mobilidade urbana e na conexão das pessoas nas cidades brasileiras.

Como surgiu o transporte público

O primeiro serviço de transporte público no mundo foi lançado há 361 anos, através da ideia do matemático, físico e filósofo francês, Blase Pascal.

A novidade, um transporte disponível para toda a comunidade, foi lançado em 18 de março de 1662, em Paris, na França. Mas, apesar do feito revolucionário, a inovação não durou muito, sendo encerrada menos de 10 anos depois. Depois disso, os ônibus coletivos só voltaram a funcionar em Paris com regularidade, mais de 200 anos depois.

Foi nesse período que a ideia se espalhou na França e o dono de uma casa de banho afastada da cidade de Nates, decidiu criar um serviço de transporte para levar os clientes até seu estabelecimento e, com isso, aumentar suas vendas. A saída do transporte ocorria a partir de uma loja de chapéus chamada Omnes Omnibus, do latim, tudo para todos, originando daí, a palavra ônibus, como é conhecida hoje.

No Brasil, em 1862, pequenas locomotivas a vapor com 3 vagões de passageiros foram introduzidas a princípio, no Rio de Janeiro, passando depois para mais de 10 cidades.

Mas a chegada dos bondes elétricos no Brasil só aconteceu 30 anos depois, em 1892, trazendo maior eficiência ao sistema. E foi o Rio de Janeiro mais uma vez, o primeiro município a adotá-los, passando depois para 40 cidades, o que colocou o Brasil entre as maiores e mais complexas redes de transporte desse tipo no mundo. Nesse mesmo ano, os bondes elétricos passaram a circular em Paris.

Três anos depois, surgiu o primeiro ônibus a gasolina, pelas mãos do alemão Karl Benz. Para tentar abrigar mais passageiros, o motor foi instalado no espaço dianteiro, sob o assento do motorista. Uma ideia que correu o mundo e estabeleceu os primórdios do chassi com motor dianteiro.

Já no Brasil, os primeiros veículos a combustão começaram a circular no Rio de Janeiro a partir de 1908. Desde então, o ônibus se firmou como o principal meio de transporte público em todo o mundo, mesmo com o surgimento de outros modais, importantes para a mobilidade urbana, como bondes, trens e metrôs.

E o setor de transporte público não parou de avançar no país. Na década de 70, foi criado o sistema BRT – “Bus Rapid Transport”, desenvolvido em Curitiba (PR) pelo ex-prefeito Jaimer Lerner e que se espalhou pelo mundo. Trata-se de uma modalidade que consiste em um sistema de transportes sobre rodas rápido e eficiente como o metrô, porém com custos menores de implantação.

“Em 1960, os ônibus eram responsáveis por mais de 1,2 milhão de passageiros por dia, de um total de 2,9 milhões, só no Grande Rio. Em 1970, passariam a responder por mais de 4 milhões de passageiros por dia”, observa o diretor da Viação UTIL, Jacob Barata Filho, sobre mais um fato da história do transporte público no Brasil.

Como o transporte público moldou e influenciou a história do Brasil

Fica claro perceber que o transporte público desempenhou um papel fundamental na formação e evolução da história do Brasil, moldando a maneira como as cidades se desenvolveram e como as pessoas se deslocavam ao longo dos séculos.

Com o advento da industrialização e a expansão das cidades no século XX, o transporte público passou a desempenhar um papel ainda mais central na vida urbana.

A introdução dos bondes elétricos e, posteriormente, dos ônibus motorizados, transformou a maneira como as pessoas se deslocavam nas cidades. A expansão da rede ferroviária também teve um impacto profundo na conexão entre regiões e na circulação de mercadorias.

Para o diretor da Viação UTIL e um busólogo assumido, isto é, apaixonado pelos ônibus e que faz questão de estudar a fundo sobre o setor, Jacob Barata Filho, é quase impossível falar do desenvolvimento econômico brasileiro sem citar o transporte público.

“O fato é, que independentemente do índice de desenvolvimento humano e econômico do país, são os ônibus que transportam a maior parte das pessoas nas grandes cidades. Isso ocorre porque o transporte por ônibus oferece vantagens que são determinantes para a sustentabilidade urbana”, explica Jacob Barata Filho, que completa: “Em comparação com trens e metrôs, presos aos trilhos, os ônibus têm muita flexibilidade favorecendo a capilaridade do sistema de transporte público. Em comparação com o transporte individual os ônibus transportam mais pessoas ocupando menos espaço e poluindo menos”.

Em suma, o transporte público moldou e influenciou a história do Brasil de maneira profunda, desde os primeiros passos da colonização até as complexas cidades modernas. Sua evolução e desafios refletem não apenas a maneira como as cidades se desenvolveram, mas também como as pessoas interagem, se deslocam e constroem sua identidade nas paisagens urbanas do país.

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