14.5 C
São Paulo
Terça-feira, 12 Novembro, 2024
spot_imgspot_img
InícioEconomiaCriado no Brasil, BRT é um dos projetos mais influentes do mundo

Criado no Brasil, BRT é um dos projetos mais influentes do mundo

As frotas BRT são um modelo de sustentabilidade que inspirou o transporte coletivo ao redor do mundo.

Essa proposta traz veículos com menor emissão de poluentes, maior rapidez nos percursos e integração com outros canais.

Sendo um projeto brasileiro, se tornou popular por benefícios como menor impacto ambiental, possibilidade de conexão intermodal e aprimoramento do serviço de transporte público.

BRT é exemplo internacional

O sistema BRT é considerado um modelo bem-sucedido de transporte público em todo o mundo, e é frequentemente elogiado por sua capacidade de oferecer viagens rápidas e eficientes para um grande número de passageiros.

O projeto teve sua origem no Brasil, onde foi implementado pela primeira vez em Curitiba, em 1974.

Desde então, o modelo foi adotado por muitas cidades em todo o mundo, como Bogotá, Guangzhou e Istambul.

As principais capitais se inspiraram no modelo brasileiro para propor suas logísticas de transporte, com modelos que seguem a premissa sanfonada e plataformas elevadas de parada, agilizando a operação.

O sucesso do BRT tem sido influente em outras cidades que buscam soluções inovadoras para seus problemas de transporte urbano, e o projeto é visto como uma das maiores contribuições do Brasil para o desenvolvimento urbano em todo o mundo.

Cidades que mais investem em BRT

Existem várias cidades em todo o mundo que estão investindo em sistemas de BRT para melhorar o transporte público e reduzir a emissão de poluentes.

Algumas das metrópoles que mais investem nesse modelo incluem:

Guangzhou, China

A cidade chinesa de Guangzhou possui um sistema de BRT de última geração, implementado em 2010 e com adições frequentes na linha.

O sistema inclui ônibus elétricos com tecnologia de recarga rápida e oferece viagens eficientes e confortáveis para os passageiros.

Jakarta, Indonésia

Jakarta inaugurou seu sistema de BRT, chamado de TransJakarta, em 2004, com investimentos recorrentes nas últimas décadas.

O TransJakarta é um dos maiores projetos do mundo, atendendo a mais de 300.000 passageiros por dia.

Lima, Peru

A cidade de Lima construiu seu sistema Metropolitano em 2010, e expande as linhas desde então.

O Metropolitano utiliza ônibus com tecnologia limpa, com sustentabilidade, e é uma opção popular entre os moradores locais.

No Brasil

Enquanto isso, no Brasil, as principais capitais nacionais estão implementando mais frotas BRT, em São Paulo e Rio de Janeiro.

A cidade paulista tem adquirido mais linhas para o projeto Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara.

O sistema foi inaugurado em 2014 e é um dos mais movimentados da cidade, atendendo a mais de 600 mil passageiros por dia.

Enquanto isso, a Prefeitura do Rio adquiriu, recentemente, novos veículos desse modelo, por meio de investimentos das empresas de Jacob Barata Filho.

Até o momento, foram 561 novos ônibus e, até o fim de março de 2023, visa adicionar mais 215 em operação.

Além disso, espera-se que, até dezembro de 2023, a cidade conte com outros 270 veículos, dentre eles frotas BRT.

Dessa forma, poderá contribuir para a sustentabilidade urbana com transporte público de qualidade e eficiência, além de reduzir em 40% o tempo de intervalo entre os trajetos.

Trechos de integração

Além dos investimentos, possibilitados por meio de investimentos privados, como das empresas de Jacob Barata Filho, também existem outros projetos em construção nas principais cidades brasileiras.

Por exemplo, Salvador está realizando a conexão entre linhas de metrô e ônibus BRT, para reduzir o trajeto entre algumas das principais vias utilizadas.

Esse é um dos principais objetivos urbanos atualmente, uma vez que o modelo otimiza o tempo de percurso e reduz o impacto ambiental.

Ao propor integrações intermodais, torna-se possível proporcionar maior segurança e acessibilidade no trânsito por meio do transporte coletivo.

As frotas BRT estão se tornando soluções populares para a questão de sustentabilidade urbana, e é fundamental incentivar essas construções e adaptações.

Para isso, é importante que empresas públicas e privadas invistam no cenário, com a construção de novas linhas e compra de modelos de operação para tornar a alternativa ainda mais acessível.

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler