14.5 C
São Paulo
Segunda-feira, 29 Abril, 2024
spot_imgspot_img
InícioTecnologiaFUNDAMENTOS PARA DESTACAR COMO ESTRATEGISTA DO MARKETING DIGITAL

FUNDAMENTOS PARA DESTACAR COMO ESTRATEGISTA DO MARKETING DIGITAL

FUNDAMENTOS PARA DESTACAR COMO ESTRATEGISTA DO MARKETING DIGITAL

Ser um estrategista destacado no marketing digital é um posto almejado por muitos, porém que exige um conjunto de habilidades a serem desenvolvidas. É um caminho árduo, complexo, porém não impossível se bem alicerçado e projetado da maneira correta.

O profissional do marketing digital quando escolhe esse ramo já sabe que todo o trabalho é conduzido por meio de estratégias. Com diversas áreas a serem exploradas.

Para se tornar um bom estrategista é preciso fixar-se em alguns fundamentos, os quais apresentamos neste artigo, baseado em pesquisa e depoimentos de profissionais do meio. Quer conhecer os primeiros passos? Siga a leitura.

Visão 

O estrategista deve ter visão ampla do negócio, como uma águia voando alto e alcançando todos os pontos com seu olhar. A obter conhecimento da empresa desde o início, formação dos valores, objetivos e missão na sociedade. 

Passe um tempo observando e conhecendo todo o funcionamento, como os acordos são feitos, como a marca se relaciona, não apenas com o cliente, mas a sociedade como um todo. Entenda como a empresa trabalha e se desenvolve no ambiente digital.

Instinto 

Instinto não significa adivinhar, funciona através da observação da dinâmica do mercado, que está em constante mudança. É preciso se antecipar às essas viradas para tomar a dianteira e destacar a marca que você representa bem como o seu trabalho.

Ter capacidade de ler a sociedade e os seus movimentos faz com que o profissional tenha domínio das tendências do mercado, elaborar projetos com metas bem estabelecidas e prazos possíveis de serem cumpridos a contento.

Empatia

Para destacar-se como estrategista é preciso compreender as pessoas, não vê-las como possíveis leads somente, mais como parceiras. Saber de pessoas, das suas dores, sonhos é essencial para o trabalho no marketing. Desenvolva estratégias de buzz marketing e marketing viral que transformam os leads em colaboradores espontâneos. 

Não há gráfico mais eficiente do que o feedback do consumidor, gastar tempo com pessoas é sempre um investimento de retorno garantido. Não há receitas para conquistar um cliente, mas o exercício da empatia, isto é, a capacidade de se colocar no lugar do outro te colocará muito à frente dos concorrentes.

Domínio de ferramentas e técnicas

Além das perspectivas de gerenciamento e gestão de pessoas, o profissional deve ter domínio do mundo digital, conhecer a vasta gama de ferramentas e técnicas a serem utilizadas. 

Talvez você se pergunte: Tenho que executar todas as tarefas? Não, mas precisa ter ciência que os colaboradores estão executando da forma correta e eficiente. O domínio das técnicas também ajuda a escolher o melhor caminho otimizando o trabalho e reduzindo os custos.

Atento ao novo

Zona de conforto não é uma expressão que deve existir no vocabulário do profissional de marketing, especialmente do estrategista. A abertura ao novo deve ser uma variável constante. 

Diante do novo é preciso mostrar altivez e confiança, todo desafio deve ser enfrentado com entusiasmo e esse entusiasmo deve contagiar toda equipe. Todos conhecem a história da fuga dos Hebreus do Egito, como Moisés convenceu o povo a caminhar mar adentro? Sendo o primeiro, puxando a fila.

Formação Permanente

O profissional que quer ser um estrategista de destaque não pode contentar-se nunca, sempre há o que melhorar. Pois o mercado é dinâmico, o que dá certo hoje pode ser ineficiente amanhã. 

O estudo não termina na faculdade, deve estar presente durante toda a vida, sempre há o que aprender. O sujeito que se julga pronto não consegue estabelecer em nenhum dos fundamentos que foram destacados. 

Gestão de crise

 

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler