NAS PEGADAS DA JORNADA DO CLIENTE
Você já ouviu falar em jornada do cliente?
É um conceito novo ligado ao marketing de conteúdo, levando em conta que nos últimos levantamentos constatou-se que em torno de 90% das compras online ocorrem através de mecanismos de busca.
Na configuração pós-moderna o ser humano torna-se cada vez mais individualizado, no que âmbito do comércio isso tem um reflexo significativo. Comprar uma experiência e as marcas devem ter consciência e estruturarem-se para isso.
A palavra pessoa vem do grego persona, o marketing digital apropriou-se dessa palavra para individualizar o novo consumidor. Para assim estabelecer a jornada do cliente que consiste em 3 etapas: aprendizado, consideração e decisão. Porém nem todos chegam na mesma etapa, por isso o planejamento.
Entenda a Jornada do Cliente
A jornada do cliente é a experiência que o consumidor e sua marca constroem juntos. Considera-se desde o primeiro contato até o acompanhamento pós-venda.
Leva-se todo o processo em consideração, o atendimento, os diálogos, a compra e tudo quanto envolve.
É uma história elaborada em etapas e tudo precisa sair da melhor forma para que o lead possa narrar o que sua marca ofereceu de melhor.
Sua empresa deve estar preparada para cada etapa dessa jornada, alguém que busca na internet por algo específico, sabe exatamente o que quer, prepare sua estrutura de marketing voltada para atendê-lo.
A função da equipe de marketing é exatamente mapear a jornada do cliente, pois é preciso conhecer para estabelecer as melhores estratégias para que sua marca se notabilize em oferecer as melhores experiências.
Educando o Público-Alvo
Não se assuste quanto à subjetividade quando se fala em jornada do cliente. Pode ser trabalhoso no início, mas garante um índice considerável de acerto. o importante é estar atento a dinâmica das mudanças do mercado e consequentemente no perfil do consumidor.
A missão do marketing é educar o consumidor para que ele encontre o seu produto. Lembra de João e Maria que espalham migalhas de pão para que não se perdessem no caminho. No caso do cliente, é a marca que o atrai até seu produto.
Personalizando a Jornada
Elaborar estratégias para a jornada do cliente demanda muito trabalho pela equipe de marketing, muitos ainda têm dificuldade em promover estratégias satisfatórias.
O trabalho necessita ser integrado com o que se compreende por automação de marketing. Porém a ferramenta não pode ser isolada.
É preciso elaborar campanhas personalizadas e na perspectiva do que o se conhece automação de marketing 2.0.
Entenda que na jornada do cliente cada estratégia é única e deve acompanhar a dinâmica intensa das transformações aliadas à procura do lead e sua satisfação.
Etapas da Jornada do Cliente
As jornadas mudam de acordo com a realidade, seja da marca ou do cliente. Porém há um fio condutor para guiar a estratégia do marketing de conteúdo. Essas etapas se distribuem em 4 módulos.
- Descoberta: O consumidor está na fase de dúvidas, a empresa tem como objetivo sanar tais dúvidas, auxiliando com seu arcabouço estratégico.
- Solução: O cliente já tem noção exata da sua dor. O papel da equipe é trabalhar em busca das soluções.
- Compra: Consciente do que precisa e das opções da empresa, o cliente opta pela compra.
- Fidelização: A compra não é uma despedida, o cliente satisfeito mantém-se ligado à marca.
Os pontos acima denotam a jornada do cliente na perspectiva do consumidor. Nesse mesmo fio condutor, por parte da empresa, os objetivos são:
- Atrair: Buscar a pessoa para sua marca.
- Converter: Os potenciais clientes se tornam leads.
- Vender: Consumar a venda.
- Encantar: Fazer com que o cliente sempre volte.
A jornada do cliente bem compreendida e elaborada estrategicamente ajuda não só a marca a vender mais, além disso, promove a empresa para dentro dos parâmetros modernos e arrojados que são a demanda da sociedade atual.