O mais recente rover de Marte da NASA tentará um toque dramático no planeta vermelho nesta quinta-feira. Temos tudo que você precisa saber.
Quando se trata de acontecimentos espaciais , há poucos riscos tão tensos, emocionantes e tão altos quanto pousar um veículo em outro planeta. Nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, o rover Perseverance da NASA se empenhará em pousar em Marte, dando início a uma nova era na exploração do planeta vermelho.
Embora a NASA tenha muita experiência com entrega de máquinas a Marte (aqui estou olhando para você, Curiosity e InSight ), isso não torna as coisas mais fáceis desta vez. “Aterrar em Marte é difícil”, disse a NASA . “Apenas cerca de 40% das missões já enviadas a Marte – por qualquer agência espacial – foram bem-sucedidas.”
Vai ser um passeio selvagem. Aqui está o que esperar no dia do desembarque do Perseverance.
Como assistir
A NASA fornecerá cobertura ao vivo do pouso. A transmissão de TV da NASA do controle da missão começa na quinta-feira, 18 de fevereiro às 11h15. A aterrissagem na cratera de Jezero em Marte está agendada para cerca de 12h30 PT.
Estes são os horários em diferentes fusos horários:
Não será como o lançamento de um foguete, no qual veremos cada detalhe conforme está acontecendo. Obteremos comentários e atualizações da NASA, visualizações do controle da missão e, esperançosamente, algumas imagens não muito depois do pouso. Será um evento imperdível para os fãs do espaço.
Quinta, 18 de fevereiro
- EUA: 11h15 PT / 14h15 ET
- Brasil: 16h15 (Rio)
- Reino Unido: 19h15
- África do Sul: 21:15
- Rússia: 22h15 (Moscou)
- Emirados Árabes Unidos: 23:15
Sex, 19 de Fev
- Índia: 12h45
- China: 03:15
- Japão: 4h15
- Austrália: 6h15 AEDT
Perseverança ressoa
Já estivemos em Marte antes. Então, por que tanto hype? O planeta vermelho é nosso vizinho do sistema solar. É rochoso como a Terra. Tem uma longa história de água. Podemos nos imaginar vivendo lá algum dia.
“O nível de interesse que as pessoas têm neste planeta é simplesmente extraordinário”, disse Alice Gorman – arqueóloga espacial e professora associada da Flinders University, na Austrália – à CNET. Gorman destacou a busca da humanidade por vida além da Terra e como Marte é um candidato a abrigar vida microbiana em seu passado antigo.
Também há algo especial sobre um rover, uma criatura mecânica com rodas e uma “cabeça” e “olhos”. “As pessoas se preocupam com os veículos espaciais porque eles são ativos e se movem”, disse Gorman, comparando isso a um sentimento quase paternal de apego. A manifestação de emoção sobre a morte do rover Opportunity da NASA prova como humanos conectados podem chegar a um explorador de Marte. Perseverança está definida para se tornar nossa nova namorada marciana.
Sete minutos de terror
As chegadas a Marte são sempre angustiantes. A NASA chama o processo de EDL para “entrada, descida e pouso”.
“Durante o pouso, o rover mergulha pela fina atmosfera marciana, com o escudo térmico primeiro, a uma velocidade de mais de 20.000 km / h (cerca de 20.000 km / h)”, disse a NASA em um explicador de pouso . Há uma razão pela qual a NASA descreve o processo de pouso como “sete minutos de terror”.
Pequenos propulsores irão disparar para manter o rover no caminho certo na viagem potencialmente acidentada pela atmosfera. O escudo térmico de proteção do rover ajuda a desacelerá-lo. A uma altitude de cerca de 7 milhas (11 quilômetros), um pára – quedas supersônico se abrirá e o Perseverance logo se separará de seu escudo térmico.
A NASA deu um briefing em 27 de janeiro com um resumo detalhado de toda a sequência EDL , incluindo a manobra do “guindaste do céu”, que abaixa o rover até a superfície usando um conjunto de cabos.
Se tudo correr bem, o Perseverance acabará ficando na superfície de Marte. “A parte realmente difícil é aterrar suavemente e não aterrissar, e então implantar as partes móveis”, disse Gorman. A perseverança não está sozinha na viagem. Ele também carrega um helicóptero chamado Ingenuity em sua barriga. A engenhosidade será desencadeada mais tarde na missão.
Experimentando o pouso
A missão é equipada com câmeras e microfones projetados para capturar o processo EDL, então podemos esperar ver e ouvir a emoção da aterrissagem em algum ponto. “Serão os sons crus da descida e da chegada à superfície”, disse Gorman. “Então esse é um outro nível de envolvimento sensorial.”
Leva tempo para enviar dados entre Marte e a Terra. Para nós, de volta para casa, podemos esperar uma primeira foto não muito depois do pouso, mas a experiência visual e de áudio completa pode levar alguns dias para a NASA compartilhar com o mundo.
A agência lançou um trailer de chegada em dezembro que mostra uma versão animada e acelerada do processo. Você terá a ideia de como é selvagem pousar um rover em outro planeta.
Gorman está animado para obter imagens do local de pouso do veículo espacial na cratera de Jezero. Será nosso primeiro olhar de perto a paisagem em uma área que teve uma história de água. Perseverança espera explorar essa história e procurar evidências de vida.
Embora as fotos, sons, helicópteros e toda a ciência sejam motivos para comemorar, há uma grande questão que a missão pode responder: Marte era o lar de vida microbiana? Disse Gorman: “Seria ótimo se tivéssemos um controle mais detalhado sobre se alguma coisa já viveu em Marte.”
A perseverança é nossa próxima grande esperança na busca por sinais de vida fora da Terra. Tudo começa com furar o pouso.