14.5 C
São Paulo
Sexta-feira, 1 Novembro, 2024
spot_imgspot_img
InícioEconomiaPor que o transporte público é importante para a sustentabilidade urbana?

Por que o transporte público é importante para a sustentabilidade urbana?

Com o crescimento das cidades e evoluções tecnológicas que propiciam essa transformação geográfica/ambiental, um tema que entra em pauta constantemente é “como manter o desenvolvimento sem afetar as próximas gerações?” e é esse equilíbrio que baseia a busca por preservação quando falamos de sustentabilidade.

Baseado na definição acima, podemos, então, dizer que sustentabilidade urbana é conjunto de ações, ideias, estratégias e planejamentos criados para preservar o meio ambiente em um centro urbano, para serem sanadas as necessidades humanas atuais sem que o consumo impeça que as futuras gerações tenham recursos para viver uma vida em equilíbrio.

No cotidiano é natural que cada um faça sua parte na diminuição do consumo de energia, água, tentativa de redução da produção de lixo, mas uma ação que auxilia muito na preservação do meio ambiente é o uso de transporte público. Sim, a diminuição da emissão de poluentes pelo uso de transporte coletivo é um dos benefícios da mobilidade urbana sustentável.

O que é transporte sustentável

No dia a dia, nos deslocamos, seja para o trabalho, escola, faculdade, mercado, e a mobilidade é uma parte fundamental do nosso cotidiano. Proporcional à intensidade com que transitamos, de um lugar a outro, é a utilização de meios de transporte (carros, ônibus, etc.), e, por essa razão, o transporte tem papel fundamental e interfere diretamente em nossa qualidade de vida e no meio ambiente.

A sustentabilidade também diz respeito à mobilidade urbana, uma vez que, como vimos, faz parte da nossa rotina o deslocamento de um lugar a outro. Mas e o que define “transporte sustentável”?

Transporte sustentável é o conjunto de ações que visam manter a mobilidade e a qualidade de vida do indivíduo sem que isso gere impacto ambiental negativo e até mesmo irreparável.

Dados apontam redução de congestionamentos e queda nos acidentes de trânsito

Segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), um ônibus equivale a 25 carros na rua, em contrapartida, segundo o Movimento Respirar, um carro consome até 30 vezes mais combustível por passageiro do que um ônibus.

Leia em: CET e Movimento Respirar

BRT reduz a emissão de poluentes

A utilização do transporte público no cotidiano é benéfico para o meio ambiente, especialmente em relação à redução nos níveis de poluição, pois segundo dados da IPEA, os ônibus são 8 vezes menos poluentes que os carros e 4 vezes menos que as motos, isso porque os transportes coletivos têm capacidade de circular com um número maior de pessoas, reduzindo assim o número de carros e motocicletas. Sem contar a melhoria na mobilidade de forma geral, diminuindo o fluxo de trânsito nos centros urbanos.

Se um ônibus tradicional já tem uma capacidade maior de passageiros por viagem, um ônibus do tipo BRT se caracteriza por ser mais adequado ainda quando falamos de redução de poluentes, isso acontece para além de sua composição e carroceria, também devido aos investimentos em incorporação de novas tecnologias e combustíveis mais modernos. Com isso, os ônibus BRT reduzem a quantidade geral de quilômetros viajados por veículo (VKT).

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro está ampliando a frota de ônibus BRT- e a empresa de Jacob Barata Filho, será a fornecedora, disponibilizando 300 modelos para a renovação das linhas e melhoria na qualidade de mobilidade dos usuários das linhas de BRT.

As estratégias de mobilidade urbana e a implantação de ações e meios de melhoria de transporte coletivo estão diretamente ligadas ao futuro que desejamos que as próximas gerações vivam e ao meio ambiente que vão receber. Uma vez que sustentabilidade passou a ser uma pauta a ser considerada por grandes empresas, pelo Estado e também por causa indivíduo veremos seus benefícios a longo prazo, tais como: qualidade na melhora do ar, diminuição dos níveis de calor e mudanças bruscas de temperatura, preservação da biodiversidade, de maneira resumida teremos uma melhora na qualidade de vida e na interação ser humano e natureza.

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler