Conheça alguns Critérios de Medição de Obra e como isso pode fazer com que você melhore o preço de seu serviço – Por Rodrigo Rincón
Critério de medição de obras são métricas que você precisa conhecer para poder precificar o seu serviço de forma certa.
Cobrar valores justos é fundamental para não prejudicar o mercado. Profissionais que começam em qualquer área e, como forma de buscar experiência, oferecem serviços por um preço baixo, prejudicam todos os outros.
Utilizar as formas de medida de forma correta é importante também para os clientes, pois podem ter mais controle do valor que será pago por serviço, sem que ocorram surpresas no pagamento.
Atuar em uma área que tem preços, de certa forma, tabelado, ajuda você a se manter competitivo e valoriza o seu trabalho.
Continue lendo o texto para conhecer mais dessas medidas, e saber quais são as mais utilizadas.
Critérios de Medição de Obras para valorizar seu Trabalho
Construções na Engenharia Civil estão muito ligadas a duas questões fundamentais, tempo e dinheiro, e como um é quase sinônimo do outro, saber atribuir preço ao trabalho e o prazo de entrega da obra é muito importante.
As medições ajudam a estimar a quantidade de material que será utilizado, tempo de finalização do projeto e o uso de mão de obra.
Sabendo como medir cada serviço realizado em uma construção, e são muitos, é possível controlar o tempo, analisar o que foi feito de acordo com o cronograma e o que falta.
Projetos de Construção Civil não dependem apenas de mão de obra e materiais, mas também de qualidade, para lidar com isso são usados os critérios de medição de obra.
Com esse conhecimento é possível identificar erros no processo de construção e desperdício de material, alinhando planejamento e execução e otimizando o tempo.
Agora que você já conhece a importância de conhecer as formas e os critérios de medição de obras, prepare-se para saber quais são os mais importantes.
Critérios de Medição de Obra mais importantes
TCPO
Vamos começar com a métrica mais importante, por isso está em primeiro, o TCPO (Tabela de Composição e Orçamento), lendo o significado da sigla parece fácil de entender do que se trata, mas vamos aprofundar um pouco.
Lançado em 1995 pela Editora Pini, o TCPO é uma das principais referências por causa da base de dados de extensão que possui, um dos mais usados no Brasil.
No total possui mais de 8.500 composições de serviços e preços para serem calculados e utilizados no orçamento.
Usando a plataforma é possível também acessar bases de órgãos públicos, artigos técnicos sobre a área e índices de custo.
Segundo as medidas da plataforma, os serviços de limpeza de terreno, alvenaria e tijolos, contra piso, pavimento, soleiras e rodapés devem ser medidos em metros quadrados, enquanto escavação para fundações é medida em metros cúbicos.
Em 2015, foi lançado o TCPOweb, contando com a mesma base de dados e informações, mas integrando agilidade e facilitando o acesso dos profissionais da área.
ORSE
O software ORSE é mantido pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas, a sigla significa Orçamento de Obras de Sergipe. A plataforma conta com uma extensa quantidade de dados, 9.885 insumos e 9.627 composições de preços unitários.
A ORSE estabelece critérios para pinturas com esmalte sintético e tintas a óleo, dependendo do tipo de projeto o preço pode variar, parede e teto ou esquadrias, o preço é calculado multiplicando altura e largura por três.
Outras medições executadas são Concreto Simples, calculado pelo volume em metros cúbicos, além de pavimentações externas e revestimento com azulejos, medida por metro quadrado.
Prática SEAP
Essa forma de medição é específica para prédios, envolve as práticas de medição da SEAP (Secretaria de Estado da Administração e do Patrimônio), esses critérios são menos específicos, em relação às medições, mas estabelece critérios importantes.
Se tratando esteticamente de prédios, os parâmetros estabelecidos são para pintura, alvenaria e tijolos e estrutura metálica, todos os preços dependem do tamanho da área que será coberta.
SINAPI
O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) é gerido pela Caixa Econômica Federal e o IBGE. O interessante é que os preços são atualizados com frequência de acordo com cada cidade do Brasil.
Os critérios estabelecidos são, telhamento, alvenaria e vedação, medidos em área e fôrmas de vigas, pilares e lajes medidos em metros quadrados, as medições são feitas respeitando as dimensões do projeto ou área de projeção.
CPOS
A sigla significa Companhia Paulista de Obras e Serviços, adotando critérios próprios para o Estado de São Paulo. O órgão responsável pela medição realiza, a cada três meses, pesquisa de preço dos insumos para elaboração do Boletim Referencial de Custos.
Algumas diretrizes utilizadas por esses sistemas são para alvenaria e fundação em tijolos macios comum, telhamento, corrimão e guarda-corpo de aço, os critérios são estabelecidos pela área coberta, no caso do primeiro ou pelo comprimento, no caso do segundo.
Agora que você conhece alguns critérios de medição, entenda o motivo dessa informação ser importante para todo profissional.
Conhecer os Critérios de Medição de Obras é fundamental
Todo profissional que deseja ter seu trabalho valorizado precisa conhecer os critérios de medição de obras, pois essas regras ajudam na formação do orçamento.
Como você descobriu nesse texto, existem diversos softwares, alguns específicos para cidades ou tipos de construção.
Conhecer todos ajuda você a saber onde procurar as informações certas na hora de cotar o valor e o tempo estimado de cada obra.
As medições ajudam a controlar o tempo e preparar todos os envolvidos na obra com informação, agilizando o trabalho e fazendo com que você tenha a bonificação de acordo com o esforço.