14.5 C
São Paulo
Domingo, 24 Novembro, 2024
spot_imgspot_img
InícioEconomiaProdução de ônibus aumenta no país

Produção de ônibus aumenta no país

Com a maior alta em 8 anos, a produção de ônibus no Brasil aumentou em 70% em 2022. É o que dizem dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que mostram que foram produzidos 31,7 mil unidades do veículo.

Foi um número expressivo para o mercado de transporte coletivo que depois de dois anos muito complicados, obteve esse crescimento significativo. Parte desse aumento vem da diminuição das restrições da pandemia e da necessidade de investimentos em renovações na mobilidade urbana.

A demanda das cidades demonstra um bom momento para o setor, então é importante saber quais são as expectativas para investimentos no setor de transporte urbano e como esse número deve se comportar no mercado no ano de 2023.

Registros mostram as marcas com mais licenciamentos em 2022

Diversas marcas registraram alta em licenciamentos em 2022. De acordo com registros da Anfavea, 17.357 ônibus foram emplacados no Brasil. Comparado com 2021, praticamente todas as marcas tiveram crescimento significativo.

A Mercedes-benz lidera o ranking de licenciamentos e, um dos grandes destaques é o Grupo Guanabara, de Jacob Barata Filho, que se posicionou como maior revendedora de ônibus da marca do país.

Investimento em renovação de frotas do país cresce

Para que o sistema de transporte coletivo aplique melhorias conforme as necessidades da população, é preciso realizar investimentos e que as frotas municipais sejam renovadas, buscando sempre soluções mais otimizadas para as cidades.

Os investimentos realizados para a renovação de frotas, tem parte no bom desempenho de produção que o setor de mobilidade urbana teve no ano. Que foi o caso da prefeitura do Rio de Janeiro, que teve sua frota fornecida pela Guanabara Diesel, empresa de Jacob Barata Filho que administra as principais empresas de ônibus que operam na cidade.

O plano da prefeitura é continuar investindo para reforçar o sistema, fornecendo mais ônibus coletivos para a implementação de melhorias na mobilidade urbana da cidade para a nova frota de BRTs.

As expectativas do setor para o Brasil 

A expectativa é que no ano de 2023, o setor de transporte coletivo tenha também um número expressivo em produção e vendas, buscando o crescimento contínuo da infraestrutura nas cidades com a renovação de frotas e implementação de sistemas mais efetivos nos grandes centros.

Segundo projeção da Anfavea, é esperado que pelo menos 16 mil ônibus sejam emplacados no Brasil em 2023. No entanto, ainda não há licitações abertas para ter precisão dos dados previstos, que podem fechar em queda.

Espera-se que o crescimento seja mantido para fomentar cada vez mais esse mercado tão importante e necessário, para que assim as melhorias nos sistemas de ônibus urbanos sejam realizadas de forma consistente. 

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler