14.5 C
São Paulo
Sexta-feira, 10 Maio, 2024
spot_imgspot_img
InícioNegóciosProjetos sociais da UniverCidade que contribuíram para melhor qualidade de vida da...

Projetos sociais da UniverCidade que contribuíram para melhor qualidade de vida da população do Rio

Veja os projetos sociais da UniverCidade que contribuíram para melhor qualidade de vida da população do Rio

Os projetos sociais da UniverCidade, uma das principais instituições educacionais dos anos 2000 no Rio de Janeiro, mostram sua relevância até os dias de hoje.

O centro universitário foi criado por Ronald Levinsohn e tinha uma política forte de inclusão educacional e social.

Além de promover políticas de acesso a milhares de alunos, também foi responsável pelo desenvolvimento de dezenas de projetos que visaram reduzir a desigualdade no Rio.

Mesmo atualmente, as iniciativas continuam apresentando resultado, com extrema relevância para o segmento acadêmico, social e ecológico.

Conheça um pouco mais sobre a UniverCidade

O Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro, ou UniverCidade, foi uma instituição de ensino superior fundada por Ronald Levinsohn em 1969.

Ele era sediado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pela entidade filantrópica Associação Educacional São Paulo Apóstolo, também criada pelo empresário.

Sua grade curricular era conhecida por apresentar cursos de todas as áreas, humanas, exatas e biológicas. Além disso, também tinha programas de pós-graduação. Ao todo, chegou a contar com uma média de 35 mil alunos por ano.

Algumas das formações mais relevantes incluíram:

  • Direto;
  • Engenharia Ambiental;
  • Análise e desenvolvimento de sistemas;
  • Comunicação Social – Jornalismo;
  • Enfermagem;
  • Marketing;
  • Administração;
  • Ciências Biológicas.

Todos os custos possuíam compromissos sociais, fornecendo bolsas de estudo de até 100%, além de ter políticas bem estabelecidas para atender estudantes com necessidades especiais.

Os cursos da UniverCidade possuíam convênios com as empresas e instituições de prestígio, como Microsoft, Cisco Systems, Universidade de Montreal e Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria (Cieth), por exemplo.

Além da formação, a instituição de Ronald Levinsohn também se preocupava com projetos sociais.

Alguns projetos sociais desenvolvidos pela UniverCidade

Ao longo da sua história, a UniverCidade investiu em diversas ações de responsabilidade social e ambiental.

Por exemplo, manteve programas de conscientização dos estudantes e dos grupos que viviam próximos da instituição, promovendo o EcoCidadão e ReciclaCidade.

Pensando ainda em formas de atender ativamente à sociedade, também trouxe projetos sociais como a Clínica-Escola de Fisioterapia. Em regiões como Mangueira e Rio das Pedras, fez parcerias com obras sociais como Solar Meninos de Luz e Pavão/Pavãozinho.

Os principais projetos promovidos pela instituição de Ronald Levinsohn convergiam com seus cursos de graduação, para que os estudantes pudessem colocar sua consciência social em prática durante o aprendizado.

Além disso, era uma forma de treinar suas habilidades no mercado de trabalho e se aperfeiçoar de maneira contínua.

A instituição também se preocupava com a questão ambiental, desenvolvendo projetos na região, especialmente na Lagoa Rodrigo de Freitas. 

É possível citar investidas como o Projeto Rio dos Macacos, que cuidava de um dos principais afluentes da Lagoa. Por ser canalizado, o rio era depósito de esgotos e resíduos, o que comprometia sua preservação.

Foi a UniverCidade que melhorou a qualidade das águas por meio de processos contínuos, diminuindo a poluição do local.

Ainda, também atuou no Projeto Manguezário, em uma tentativa de recuperar a área de mangue da orla. Isso movimentou diversos cursos de graduação, como forma de envolver os alunos e preservar a região do centro universitário.

Os projetos sociais da UniverCidade continuam?

Os projetos sociais que a UniverCidade promoveu continuam tendo grande relevância ecológica e impacto na sociedade local. 

Eles não apenas promoveram uma maior integração entre universitários e cidadãos, como ofereceram oportunidades de estudo de qualidade para todos os grupos, com necessidades especiais ou não.

Por isso, é importante manter o legado de Ronald Levinsohn ativo, para que as iniciativas continuem tendo resultado, mesmo sem a liderança do centro universitário que possibilitou as suas ações.

spot_imgspot_img
- Advertisment -spot_imgspot_img

Deve Ler